Informada à CBN pela Polícia Federal, essa é a quantidade de emissões por dia com o sistema ativo. Serviço está fora do ar após PF detectar tentativa de invasão hacker.
Pelo menos 10 mil pedidos para emissão de passaporte podem deixar de ser concluídos, por dia, por causa da paralisação das marcações pela Polícia Federal. Os números foram informados à reportagem da CBN pela PF. Essa é a quantidade de emissões feitas quando o sistema está ativo.
Desde a tarde de quinta-feira (18), pessoas que precisam tirar o passaporte já enfrentam problemas por causa da paralisação das marcações. O sistema está fora do ar após a Polícia Federal detectar, no início desta semana, uma tentativa de invasão da rede.
O aposentado Ermínio Ricardo está com viagem marcada para o próximo mês. De casa, ele tentou fazer o agendamento online. Mas, sem conseguir, Ermínio foi até a sede da Polícia Federal em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (19) e saiu de lá aliviado:
“A menina marcou, tirou a guia de pagamento e fez umas anotações lá e falou: ‘O senhor poder vir quinta ou sexta’. Aí eu preferi vir hoje, cheguei agora. Como o sistema deles está lento ali, eu esperei um na fila ali e já fui atendido, já agendei para segunda-feira às 9h. Tirei as fotos, fiz as negociações e renovo. Estou indo pra Suécia daqui 40 dias, vou dia 27 de maio”
O vendedor Dalmir Narciso também fez inúmeras tentativas no sistema, mas todas frustradas. Na sede da PF, ele conseguiu fazer a marcação, mas enfrentou filas por causa de uma instabilidade no sistema:
“Eu tentei umas 10 vezes e não consegui. Aí eu vim aqui, a menina marcou pra mim e falou: ‘Por que você não agendou lá pelo computador?’ Eu falei: ‘Não tava conseguindo agendar’. Vou viajar com meus meninos para a Disney, e estou já agilizando já. Foi rápido [o atendimento], não demorou, não. Agora, pra quem vai pegar o passaporte que está demorando porque o sistema está lento.”
Segundo a PF, o serviço de agendamento online será retomado após a verificação de integridade dos sistemas, porém, ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.