O imperador do Japão, Naruhito, e sua esposa iniciaram uma viagem de uma semana ao Reino Unido neste sábado (22), durante a qual visitarão a Universidade de Oxford, onde ambos estudaram, e participarão de um banquete com o rei Charles. No entanto, não há reunião formal com o primeiro-ministro Rishi Sunak programada.
Naruhito e sua esposa, a Imperatriz Masako, deveriam ter feito a visita em 2020, quando a Rainha Elizabeth II ainda estava viva, mas ela foi adiada devido à pandemia da Covid.
Sua primeira viagem ao exterior juntos após a coroação de Naruhito foi para o funeral de Elizabeth em 2022. Antes dessa visita oficial, o imperador de 64 anos falou sobre a bondade que a realeza britânica demonstrou quando ele chegou ao Reino Unido para estudar no início da década de 1980.
Ele se lembrou de como a falecida rainha o convidou para tomar chá no Palácio de Buckingham, que ela mesma preparou.
“Tenho boas lembranças da hospitalidade calorosa que recebi de sua majestade, a rainha, e da família real, me fazendo sentir como se fosse parte da família”, disse em entrevista coletiva em Tóquio.
Naruhito foi recebido por autoridades em sua chegada ao aeroporto Stansted, em Londres, na tarde deste sábado.
A viagem do imperador é a terceira visita de Estado do reinado de Charles e a primeira desde que foi revelado, no início deste ano, que o monarca britânico havia sido diagnosticado com câncer.
Antes da visita, Naruhito disse que estava grato ao rei por recebê-los, apesar de sua doença, e também enviou votos de boa sorte à nora de Charles, Kate, esposa do herdeiro príncipe William, que está em tratamento de quimioterapia contra o câncer.
“Entendo que ambos estão passando por um momento difícil, mas rezo para que o tratamento transcorra sem problemas e que eles tenham uma rápida recuperação”, disse ele.
O motivo oficial da viagem é celebrar os longos laços entre as duas famílias reais e demonstrar o profundo relacionamento entre os dois países.
A realeza japonesa também aproveita a oportunidade para voltar a Oxford, onde ambos estudaram em épocas diferentes. Naruhito visitará a barreira de inundação do rio Tâmisa, que ele pesquisou enquanto estava na universidade.
A visita acontece em meio à campanha para a eleição britânica em 4 de julho, e um funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que não havia planos para uma reunião com o primeiro-ministro.
Durante a viagem, Naruhito também fará uma visita privada à Capela de São Jorge no Castelo de Windsor para depositar uma coroa de flores no túmulo da Rainha Elizabeth.