O choro de Vinicius Júnior em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), véspera do amistoso contra a Espanha, quando falou sobre a importância que a luta antirracista tem na sua vida e na sua carreira, repercutiu em todo o mundo.
Um dos grandes atletas que prestou apoio ao atacante brasileiro foi o ex-zagueiro do Manchester United e da seleção inglesa Rio Ferdinand, que criticou não só o racismo nos estádios do futebol espanhol, mas a condução dos casos por parte das autoridades do país, incluindo LALIGA.
“A Espanha é um país racista? Não sei, já que não vivo lá para saber disso e viver essa experiência. Mas eu sei que existe RACISMO nos estádios por lá e isso parece ser aceito pelas autoridades por alguma razão. Ver um jovem desabar em uma entrevista coletiva como Vinicius Júnior é desolador”, postou Ferdinand, que hoje trabalha como comentarista, na rede social X.
“Ouvir as merdas de Javier Tebas (presidente de LALIGA) na temporada passada me mostra que é preciso fazer grandes mudanças no topo, além de convicção por parte das grandes organizações. Te mando um abraço”, completou o ex-defensor, que marcou os perfis oficiais da Uefa, de LALIGA, de Vini Jr e de Neymar.
Is Spain a racist country???
I don’t know as I don’t live there to know or see that experience. But I know there is RACISM in the stadiums there & it seems to be accepted by the authorities for some reason??? To see a young man break down in a press conference like @vinijr is… pic.twitter.com/s0bhiPH449— Rio Ferdinand (@rioferdy5) March 26, 2024
Nesta segunda-feira, Vinicius Júnior se emocionou em entrevista coletiva ao ser perguntado sobre a importância da luta antirracista em sua carreira. O atacante chorou e precisou interromper sua resposta por alguns minutos antes de retomar a resposta.
“No futebol tem tantos jogadores melhores do que eu, que já passaram por aqui, e quero fazer com que as pessoas possam melhorar. Que em um futuro bem próximo a gente possa ter bem menos casos de racismo, e que as pessoas negras possam ter uma vida normal como todas as outras. Quero seguir lutando por isso. Se fosse por mim eu já teria desistido, porque ficando dentro de casa ninguém vai me xingar, ninguém vai fazer nada comigo. Eu vou para os jogos com a cabeça centrada no jogo, mas às vezes nem sempre é possível. Tenho que me concentrar muito todos os dias…”, disse o atacante.
A carreira de Rio Ferdinand
Revelado pelo West Ham, Rio Ferdinand conquistou seis títulos da Premier League com o Manchester United, além de uma taça da Champions e um Mundial de Clubes pela equipe inglesa.
Com a seleção da Inglaterra, o zagueiro disputou três Copas do Mundo: 1998, 2002 e 2006.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
- YouTube
- Tiktok