Depois do incêndio que devastou quase a metade da área da Floresta Nacional de Brasília, a Flona, voluntários têm se mobilizado para ajudar na revitalização da floresta, das trilhas e nos cuidados com os animais afetados. O movimento é organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio. A convocação pede o apoio de entidades, da sociedade civil, de profissionais veterinários e da área ambiental. Os voluntários vão poder contribuir na desobstrução de áreas, manuseio de equipamentos florestais, plantio de sementes e mudas, além da arrecadação e distribuição de alimentos para os animais que vivem na região.
A veterinária e bióloga Karolina Vitorino é uma das voluntárias inscritas e já participou da primeira reunião do grupo, realizada nesta quarta-feira. Segundo Karolina, havia cerca de 80 pessoas no local, todas prontas para ajudar. A veterinária disse que pretende colaborar com todos os recursos da clínica dela.
“Poder ajudar é muito gratificante porque é pra isso que eu estudei. O fato de estar perto dá uma sensação de alívio, de que bom que eu estou perto porque eu tenho conhecimento, eu tenho material, eu consigo ir lá ajudar, eu considero dispor uma equipe, eu consigo dispor equipamento e que a gente vai lá ajudar seja cuidando da fauna, da flora ou cuidando dos animais. Então o maior sentimento é de:que bom que estudei pra isso e eu posso ajudar”.
A estudante Débora Rezende disse que, apesar de não ter conhecimento na área ambiental, quer ajudar na revitalização da floresta de qualquer forma. Por isso, ela se inscreveu em duas frentes: o plantio de sementes e a arrecadação de alimentos para os animais.
“Eu me inscrevi porque assim como, eu espero que, boa parte da população, está muito sensibilizada com os focos de incêndio e eu não tinha uma noção muito clara das áreas de atuação. Então, eu tenho um ambiente propício para poder ter tempo livre e recursos para ajudar. Eu me sinto útil, me sinto feliz e é o mínimo que eu posso fazer”.
Quem tiver interesse em ajudar na recuperação da Floresta Nacional de Brasília, ainda pode se cadastrar como voluntário no link disponível no Instagram da Flona. No formulário de inscrição deve ser informado qual o tipo de ajuda, condição física e dias da semana disponíveis. Depois, os organizadores vão dividir os grupos e entrar em contato. O ICMbio também realiza uma campanha de arrecadação de frutas para os animais que vivem na Flona. Para essa semana, as refeições já estão garantidas, mas, para a próxima, os bichinhos vão precisar de novas doações.
*sob supervisão de Meire Bertotti