Medicamentos e materiais hospitalares foram enviados ao hospital de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Devido às chuvas, centros de saúde enfrentam dificuldades no recebimento de insumos dos fornecedores.
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais doou quase meia tonelada de medicamentos e insumos hospitalares para o hospital de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O avião com esses donativos saíram do aeroporto da Pampulha nesta segunda-feira (13).
São cerca de 400 quilos de materiais como luvas cirúrgicas, aventais, máscaras, bolsas de estomia, agulhas anestésicas, tubo endotraqueal, fraldas e diversos medicamentos. O superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Alexandre Rodrigues Ferreira, ressaltou a importância da doação:
“Os nossos colegas gaúchos têm passado grande dificuldade no atendimento à população, necessitando de materiais, insumos hospitalares, entre outros, para que possa manter a assistência para a sua população. Dessa forma, o Hospital das Clínicas da UFMG está contribuindo para o Hospital de Santa Maria através do fornecimento de insumos nesse momento”, explica.
Devido às inúmeras interdições, os hospitais do sul do país têm enfrentado dificuldades no recebimento de insumos de seus fornecedores. Cirurgias e procedimentos eletivos foram suspensos.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, pelo menos 140 serviços de saúde, entre hospitais e outras unidades, foram afetados pelas inundações. Cerca de 20 hospitais foram severamente atingidos pelas chuvas. Dois deles, o privado Mãe de Deus, em Porto Alegre, e o municipal de Canoas, continuam totalmente fechados.