Além da questão da hospedagem, o secretário-extraordinário da COP30, Valter Correia, em entrevista ao Jornal da CBN, falou sobre saneamento básico e ainda negou a possibilidade de fazer alguns eventos fora de Belém.
Secretário-extraordinário da COP30, Valter Correia, em entrevista aos âncoras Mílton Jung e Cássia Godoy no Jornal da CBN, destaca que a questão da hospedagem é o principal desafio na questão da infraestrutura para a realização do evento internacional sobre clima em Belém. Ele disse que o governo do estado tem trabalhado na ampliação dos leitos, com a construção de três hotéis e a contratação de dois transatlânticos, além da disponibilização de imóveis privados. Valter Correia também destacou que existe negociação para trazer uma plataforma oficial para fazer as reservas de todas as unidades:
“Essa faz a intermediação, faz a negociação, faz as inscrições, faz depois a inscrição oficial. Então ela consegue fazer toda essa parametrização junto com os proprietários, junto com as redes de hotéis. Isso é para poder ter uma gestão clara e equilibrada de toda a rede e para também fazer o credenciamento para a COP como delegação oficial”.
O secretário também falou sobre situação da rede de saneamento básico de Belém e o que se espera alcançar de melhora até a realização da COP30:
“Nós temos também alguns financiamentos pelo BNDES de obras de saneamento que estão em execução também, além de canalização de vários fios, vários córregos que nós temos aqui em Belém e também com saneamento básico. Obviamente que não vai ser uma solução para toda a rede, são mais próximo de onde vai ser a organização dentro desse polígono da COP para poder beneficiar algo em torno de 600 mil pessoas, praticamente 50% de toda a população aqui de Belém”.
O secretário ainda negou a possibilidade de fazer alguns eventos da COP30 fora de Belém. Segundo ele, o governo nunca cogitou a hipótese:
“Nós não temos trabalhado com essa hipótese ao momento. Nenhum momento foi cogitado isso dentro do governo federal, muito menos aqui no governo do estado e nem na prefeitura, da gente segmentar esse evento. Tudo está sendo previsto, está sendo trabalhado para ser executado aqui na capital. Não tem nenhuma previsão e nunca foi cogitado isso”.
A COP30 ocorre em novembro em Belém.