A Hongqi é uma marca ainda distante do Brasil mas muito conhecida. Ela se mantém estatal até hoje em dia e vem surpreendendo com novos carros elétricos como o SUV HS9 ou o sedã H5, hoje disponíveis para o público endinheirado. Pouca gente sabe mas a Hongqi é uma marca que teve os primeiros passos marcados por dificuldades e suporte estrangeiro para poder fazer seus primeiros veículos.
A Hongqi é uma divisão do grupo FAW (First Automobile Works, uma montadora de automóveis, caminhões e ônibus com sede em Changchun, na China, com 8 grupos empresariais e inúmeras marcas. Ela se estabeleceu em 1953 para montar caminhões na ainda rudimentar indústria chinesa da época.
Para atender eventos e também servir como meio de transporte aos membros do Partido Comunista Chinês, a FAW criou o Hongqi CA72, um sedã de luxo projetado com suporte da engenharia soviética e motor Chrysler Hemi V8 com cerca de 120cv.
Esse carro seria incialmente montado em uma versão longa e após 1959 também teve um sedã mais curto que usava estilos parecidos com carros de luxo da época inspirado no Volga limousine. Era apenas semelhança uma vez que a baixa quantidade não permitia que fossem carros de sucesso afinal nenhum cidadão comum poderia comprar um carro naquela época.
O CA72 teve inúmeras versões até 1980 quando saiu de linha após 1.600 unidades montadas, a grande maioria sedas com motor V8. Nessa época, a FAW destinou seus recursos para fazer veículos pesados e impulsionar a infraestrutura chinesa que começava a experimentar uma abertura econômica.
Só em 1994 foi lançado o Hongqi CA7200 que na verdade era uma cópia do Audi 100 mas com acabamento mais luxuoso. Tinha motor 1,8 conhecido aqui no Brasil, o nosso AP, na faixa de 120cv, além do 2,2 litros cinco cilindros, com transmissão automática de quatro marchas.
Na mesma época a FAW também passou a produzir o CA7465 C8, que na verdade era uma versão baseada no Lincoln Town Car dos anos 1990. O motor era o tradicional V8 Ford de 210cv e câmbio automático de quatro marchas que fez sucesso entre os chineses mas ainda com produção restritiva.
O Hongqi HQ3 foi um sedã de luxo lançado em 2006 após a era do CA7465. Era na verdade um carro baseado no Toyota Crown que marcou uma nova era na linha da estatal chinesa.
Tinha motor V6 3,0 litros ou V8 4,3 litros usados em inúmeros Toyota e Lexus do início dos anos 2.000. Tinha “modernidade” como visão noturna com faróis adaptativos, controle de estabilidade, alerta de colisão, ar condicionado individual.
Esse carro virou o Hongqi H7 que foi produzido até 2017 e depois deixou a marca dar seus próprios passos com sua tecnologia. Já há alguns anos a Hongqi tem sua própria linha de híbridos e agora de elétricos que ainda são caros mesmo para os padrões chineses.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.