O helicóptero no qual viajava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo (19) causado por más condições climáticas, informou a TV estatal iraniana. As equipes de resgate tentam chegar ao local, mas encontram dificuldades pelas más condições climáticas na área. O estado de saúde de Raisi e de outras pessoas que estavam a bordo da aeronave não foi informado.
O vice-presidente do Irã anunciou que dois passageiros do helicóptero que caiu neste domingo com o presidente iraniano, Ebrahim Raísi, responderam ao contato das forças de resgate. Isso pode significar que o acidente teve baixa gravidade.
Outro ponto promissor, segundo a agência de notícias oficial do país, é que o local do acidente foi identificado pelo Ministério da Informação e Tecnologia das Comunicações. As buscas continuam na região, mas condições climáticas desfavoráveis dificultam os esforços. Três trabalhadores de resgate estão desaparecidos.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que o povo não deve se preocupar com o incidente envolvendo o helicóptero com o presidente Ebrahim Raisi e que, assim, não haverá nenhuma perturbação no trabalho do país. Em um discurso retransmitido pela TV Estatal, o aiatolá afirmou esperar que Deus devolva o presidente e seus companheiros aos braços da nação.
O ministro do Interior do Irã disse que várias equipes de resgate ainda procuram o helicóptero. Além do presidente e do ministro das Relações Exteriores, também estavam na aeronave o governador da província do Azerbaijão Oriental e outros funcionários. Dois helicópteros do comboio teriam pousado em segurança, segundo a BBC.