Os projetos foram aprovados pelo Congresso Nacional, no fim de 2024. Os ministros ainda debateram pontos do orçamento de 2025.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reuniram no início da noite desta segunda-feira (6) para discutir a forma de regulamentar trechos do pacote fiscal que foram aprovados no fim do ano passado. Os dois ainda debateram pontos do orçamento de 2025 que ficaram para ser votados só na retomada dos trabalhos no Congresso, em fevereiro.
Haddad disse que é importante que Fazenda e Casa Civil estejam “bem integradas” para que as leis aprovadas produzam efeitos no “menor espaço de tempo”.
Rui Costa frisou que, agora, o momento é de preparar decretos e portarias que forem necessárias para regulamentar os pontos do pacote fiscal aprovado no ano passado. O ministro da Casa Civil disse, ainda, que discutiu com Haddad as pautas que vão ser levadas ao presidente Lula, em uma reunião ministerial, marcada para a segunda quinzena de janeiro.
Rui Costa disse que Lula quer fazer um balanço do segundo ano de governo, ao longo de 2024, e destacou que a gestão federal conseguiu votar medidas importantes no Congresso. Ele reforçou que o governo está alinhado e integrado e que os ministérios organizam os pontos que vão ser apresentados a Lula.
Apesar da polêmica em torno das emendas parlamentares, os ministros negaram que o assunto tenha sido discutido durante o encontro.