O ex-deputado nova-iorquino George Santos anunciou na sexta-feira (22) que estava deixando o Partido Republicano e continuaria sua tentativa de retorno ao Congresso como independente.
Santos, que enfrenta uma série de acusações federais e foi expulso da Câmara no ano passado, atacou o Partido Republicano numa publicação nas redes sociais e prometeu levar “os valores de apoio do Ultra MAGA/Trump às urnas em novembro como independente”.
“Em sã consciência, não posso me afiliar a um partido que não representa nada e se apaixona por tudo”, escreveu ele no X. “Estou suspendendo oficialmente minha petição em # NY01 para acessar a votação como republicano e estarei preenchendo para concorrer como um independente.”
Santos representou anteriormente o 3º Distrito Congressional de Nova York em Long Island. No início de março, durante o discurso do presidente Joe Biden sobre o Estado da União, o ex-congressista anunciou que desafiaria o deputado republicano Nick LaLota no vizinho 1º Distrito. LaLota apresentou uma resolução para expulsá-lo do Congresso no ano passado.
LaLota, um crítico ferrenho de Santos, respondeu ao desafio elogiando o seu esforço para expulsar o seu antigo colega e “responsabilizar um mentiroso patológico que roubou uma eleição”.
“Se terminar o trabalho exige vencê-lo nas primárias, conte comigo”, disse LaLota em 7 de março.
Santos se declarou inocente de 23 acusações federais, incluindo alegações de fraude relacionadas ao seguro-desemprego da Covid-19, uso indevido de fundos de campanha e mentira sobre suas finanças pessoais em relatórios de divulgação da Câmara.
Para que Santos concorra como independente em novembro, ele precisará apresentar uma petição de nomeação independente com as assinaturas de 3.500 eleitores do 1º distrito de Nova York ao Conselho Eleitoral do Condado de Suffolk até 28 de maio.