Após vencer sua primeira partida no Australian Open, Coco Gauff enviou uma mensagem para Los Angeles, onde os incêndios florestais continuam causando devastação generalizada.
A estrela americana Gauff venceu sua compatriota Sofia Kenin por 6-3 6-3 no domingo (12), antes de escrever em uma lente de câmera enquanto deixava a quadra: “Mantenha-se forte LA, obrigada bombeiros”.
Favorita ao título
Gauff é uma das favoritas para vencer o título em Melbourne e fez um trabalho tranquilo do que poderia ter sido uma primeira rodada complicada. Kenin, campeã em 2020, venceu Gauff em Wimbledon há 18 meses, mas muita coisa mudou desde então. A jovem de 20 anos está agora em ótima forma e é a principal esperança dos EUA neste grand slam.
“Foi uma partida difícil para mim hoje. Eu sabia que seria complicado, mas estou feliz com meu desempenho”, disse Gauff em sua entrevista pós-jogo. “Talvez eu pudesse ter sacado alguns segundos saques melhor, mas estava tendo dificuldade para ver a bola, então estou feliz por ter conseguido administrar isso hoje”.
Enquanto os incêndios não impediram as principais estrelas americanas de participar do primeiro grand slam da nova temporada, isso afetou alguns dos jogadores do torneio.
A estrela croata Donna Vekic, por exemplo, está competindo na Austrália sem sua treinadora Pam Shriver, que está em LA apoiando sua família. Shriver, ex-estrela do tênis americano, escreveu no Instagram que sua casa ainda está de pé, mas que ela está hospedada em um quarto de hotel.
“É uma situação muito difícil para ela”, disse Vekic aos repórteres após vencer a francesa Diane Parry no domingo. “Ela está em casa em LA. Sua casa está bem por enquanto, mas muitos perderam tudo, e é uma situação horrível”.
Próxima fase
Gauff se junta na próxima rodada do torneio à compatriota Jessica Pegula, que derrotou a wildcard australiana Maya Joint por 6-3 6-0 em uma exibição dominante no domingo.
Enquanto isso, a número 2 do mundo Iga Świątek impressionou ao vencer a tcheca Kateřina Siniaková em sets diretos. Após o jogo, Świątek também escreveu uma mensagem para os afetados pelos incêndios florestais. “Enviando meu amor para Malibu e LA”, ela rabiscou em uma lente de câmera na lateral da quadra.
Masculino
Também não houve surpresas para alguns dos favoritos na chave masculina, já que o número 1 do mundo Jannik Sinner venceu o chileno Nicolas Jarry em sets diretos para alcançar a segunda rodada, e o espanhol Carlos Alcaraz também fez um trabalho tranquilo em sua primeira partida, vencendo Alexander Shevchenko sem perder um set.
No entanto, o cabeça de chave número 11 Stefanos Tsitsipas, finalista em Melbourne há dois anos, sofreu uma derrota surpreendente para o americano Alex Michelsen por 7-5 6-3 2-6 6-4.