A Universidade do Estado de Vermont, nos Estados Unidos, agora é conhecida pelo mundo inteiro por uma iniciativa diferente. Um gatinho chamado Max recebeu um diploma honorário da instituição por ‘litter-ature’ ou ‘ninhada’, em uma tradução livre. No entanto, o nome em inglês é uma brincadeira com a palavra ‘literature’, ou seja, ‘literatura’.
Com o nome de Max Dow, o gato é reconhecido por todo o campus de Vermont, já que vive pelo local há muitos anos. Por isso, a universidade resolveu homenageá-lo pela sua ‘habilidade em cochilo e como caçador de ratos’, além de ter sido um ‘membro afetuoso da família [campus] há anos’.
O texto do diploma felino diz:
‘Com um retumbante ronronar de aprovação do corpo docente, o conselho de administração do Estado de Vermont concedeu a Max Dow o prestigioso título de doutor em literatura, completo com todas as vantagens da erva-de-gato, privilégios de arranhador e caixa de areia, junto com as responsabilidades que vem junto. Parabéns, Max Dow!’.
Diploma recebido por Max. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Mas quem é o gatinho?
De acordo com o site de notícias Vermont Public, Max já foi um gato selvagem na cidade de Fair Haven, no estado, mas foi adotado e vive com sua dona Ashley Dow, na cidade de Castleton, próximo de um dos campus da instituição em Vermont. Por isso, recorrentemente aparece no local, recebendo carinho e dando companhia aos estudantes.
Apesar disso, a vida do gatinho não é fácil. De vez em quando ele precisa enfrentar alguns gatos selvagens que não gostam da sua presença. Por ser conhecido já na região, todos procuram o proteger. A dona pede para avisá-la caso o bichano seja visto fora de casa depois das 17h.
Em entrevista ao Vermont Public, Ashely conta que os alunos trazem ele para sua casa. Muitos tem o número dela e ligam ou mandam mensagens para avisar da situação.
Inclusive, sua ausência uma vez por um longo período fez os estudantes temerem pelo pior e fazere um santuário em homenagem a Max, com velas e a foto do gatinho em moldura. Para a felicidade de todos, tudo não se passou de um engano.