A Declaração Ministerial de Desenvolvimento do G20, publicada nesta segunda-feira (22), propõe usar inteligência artificial para combater desigualdades no planeta. O documento elenca 20 tópicos essenciais para reduzir as desigualdades dentro e entre os países e promover oportunidades para todas as pessoas, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou status econômico.
Num dos tópicos, a agenda reafirma o compromisso de reduzir as disparidades digitais e promover o uso inclusivo de dados para o desenvolvimento, aproveitar os benefícios da Inteligência Artificial (IA) segura, protegida e confiável para o bem e para todos de maneira responsável, melhorar o acesso a serviços digitais. Segundo a declaração, isso pode possibilitar uma transformação rápida, combater as desigualdades dentro e entre os países e acelerar a realização do desenvolvimento sustentável.
Os ministros reconheceram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, respeitando seus 17 Objetivos. O documento elenca como alguns dos principais desafios crises como a pandemia da COVID-19, a mudança climática, a perda de biodiversidade, a desertificação, a degradação ambiental e a poluição, a crise de aprendizagem, a desaceleração econômica e a crescente pobreza e a desigualdade.
Grupo ministerial está reunido nesta segunda
Em discurso, o ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que o Brasil vai precisar investir ao menos US$ 100 bilhões para combater o déficit de acesso a água tratada e esgotamento sanitário. Na cotação atual, o valor equivale a cerca de R$ 558 bilhões, mais de meio trilhão de reais.
O cronograma do G20 inclui discussões técnicas, que aconteceram nos últimos meses. Agora, autoridades dos países integrantes estão discutindo os temas a nível ministerial, para que em novembro a cúpula se reúna definitivamente e produza relatórios e decisões finais.
O Grupo de Desenvolvimento também se reunirá nesta terça-feira (23), com presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para discutir o combate às desigualdades e a cooperação trilateral.
Na quarta, dia 24 de julho, será realizada a reunião da Força-Tarefa para o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.