O funeral e enterro do líder da oposição russa Alexei Navalny ocorrerá em Moscou nesta sexta-feira (1º), disse uma representante, após tentativas de se encontrar um salão para a realização do serviço fúnebre.
Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, postou no X que um serviço para Navalny seria realizado na sexta-feira às 14h de Moscou (08h, no horário de Brasília) na Igreja do Ícone da Mãe de Deus no distrito de Moscou de Maryino. Ela orientou as pessoas a chegarem cedo.
Navalny será então enterrado no cemitério Borisovskoye, disse ela.
Navalny, 47, morreu em uma colônia penal do Ártico em 16 de fevereiro. Seus aliados acusaram o presidente Vladimir Putin de tê-lo assassinado porque o líder russo supostamente não poderia tolerar a ideia de Navalny ser libertado em uma possível troca de prisioneiros.
O Kremlin, que coloca Navalny e seus apoiadores como extremistas apoiados pelos EUA, negou o envolvimento do Estado em sua morte e disse que não tem conhecimento de qualquer acordo para libertar Navalny antes de sua morte.
A certidão de óbito de Navalny, de acordo com os apoiadores, disse que ele morreu de causas naturais.
Sua mãe acusou as autoridades de tentar chantageá-la a realizar um funeral privado para seu filho, inicialmente retendo seu corpo, uma afirmação que o Kremlin chamou de absurdo.
Os aliados de Navalny estavam procurando um salão para acomodar seus apoiadores em uma cerimônia de despedida, mas disseram na terça-feira (27) que foram recusados em todos os lugares.