Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento invadiram casa na Zona Rural próxima à penitenciária. Eles pediram para ver notícias sobre as buscas e fugiram levando celulares e alimentos
Os dois homens que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, fizeram uma família de refém na noite desta sexta-feira. Investigadores confirmaram à CBN que Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento teriam entrado na propriedade, que fica na Zona Rural próxima ao presídio, fingindo estar armados. Eles se identificaram como os fugitivos, pediram para acessar redes sociais e checar notícias a respeito das buscas por eles.
A reportagem do portal G1 no Rio Grande do Norte esteve na residência invadida e conversou com moradores, que relataram que os criminosos permaneceram no local até meia-noite. Depois, foram embora levando dois celulares e mantimentos. Nenhum refém ficou ferido.
O especialista em segurança pública Leonardo Sant’anna avalia que a partir de agora, o tempo passa a ser fator crucial para conseguir capturar a dupla.
“O tempo é chave porque agora o jogo começa a se equilibrar. Antes nós só tínhamos as forças de segurança, as forças do Estado dominando as informações, a comunicação e o processo de busca e captura. A partir do instante em que a informação também chega para aquele que está sendo procurado, esse equilíbrio aumenta o risco tanto das pessoas que fazem parte daquela comunidade, quanto dos policiais, como da própria imagem da instituição.”
Esta é a primeira fuga de um presídio brasileiro de segurança máxima. Até agora, apenas vestígios dos criminosos foram encontrados, como uma camiseta, uma toalha e algumas pegadas. As investigações acreditam que os fugitivos estejam em um raio de 15 km da penitenciária. Cerca de 300 agentes federais e estaduais, além de helicópteros e drones atuam nas buscas.
Nesta sexta, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou um ofício para o Ministério da Gestão pedindo que 80 policiais penais penais federais sejam nomeados, para reforçar a segurança das unidades após o episódio.