O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi novamente internado nesta sexta-feira (3), na UTI do Hospital Mater Dei, com insuficiência respiratória aguda, com assistência ventilatória.
Segundo boletim médico divulgado no final da tarde, o político está realizando exames, para avaliação do quadro. É a quarta internação dele desde novembro. Durante a internação, o vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), vai assumir o executivo municipal.
Pela manhã, Fuad já tinha passado por uma avaliação médica no hospital Sarah Kubitscheck, em Belo Horizonte, sobre um tratamento de reabilitação com sessões de fisioterapia. Segundo a prefeitura, a fisioterapia é uma recomendação médica e necessária para a plena recuperação, após o gestor ter sido submetido ao procedimento contra o câncer no sistema linfático.
Fuad Noman foi diagnosticado em junho de 2024 com linfoma não Hodgkin. Ele passou por tratamento de quimioterapia e teve a remissão da doença confirmada.
Após as eleições, o político apresentou outros problemas de saúde e precisou ser internado em três ocasiões, entre novembro e dezembro.
Posse virtual
Fuad Noman durante posse virtual como prefeito de Belo Horizonte. — Foto: Reprodução
Na última quarta-feira (1º), Fuad tomou posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte, de forma virtual. Por recomendação médica, o gestor municipal não pôde estar presente na solenidade, já que está com imunidade baixa e deve evitar locais com grande concentração de pessoas devido ao risco de novas infecções.
Foi a primeira aparição pública do prefeito após passar por várias internações e, na ocasião, o estado de saúde debilitado chamou a atenção das autoridades presentes. De máscara, em casa e com a voz inaudível, o prefeito apresentou dificuldades para realizar o juramento de posse. Após a breve fala, Fuad foi aplaudido de pé pelos vereadores, que desejaram a recuperação dele.