O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman, do PSD, tomou posse e assumiu a prefeitura na tarde desta quarta-feira (1), no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Por recomendação médica, a posse dele foi realizada virtualmente.
Essa foi a primeira aparição pública do prefeito após passar por três internações, entre os meses de novembro e dezembro. Segundo os médicos, o gestor está com a imunidade baixa e deve evitar locais com grande concentração de pessoas.
De máscara, em casa e com a voz inaudível, o prefeito apresentou dificuldades para realizar o juramento. Após a breve fala, Fuad foi aplaudido de pé pelas autoridades presentes na solenidade.
Fuad Noman durante posse virtual como prefeito de Belo Horizonte. — Foto: Reprodução
Devido à limitação vocal, coube ao vice-prefeito Alvaro Damião, do União Brasil, ler o discurso preparado pelo prefeito. Inclusive, o vice se emocionou no momento em que lia o trecho sobre a saúde de Fuad.
“O trabalho sempre foi e continuará sendo pelos belo-horizontinos, mas não estou aqui só para explicar e prometer. Estou aqui, também, para agradecer em primeiro lugar a Deus, que está sempre ao meu lado, principalmente quando eu mais preciso. Quero agradecer ao corpo médico e aos funcionários do Hospital Mater Dei, na figura do doutor Enaldo, que me curaram de um câncer e agora me recuperam para que eu possa estar pronto para esta nova batalha do segundo mandato”, disse o discurso de Fuad.
Posteriormente, Damião minimizou a situação e disse que o prefeito tem conseguido trabalhar, ainda que remotamente. Disse ainda que a possibilidade de um afastamento definitivo já foi debatida, mas a decisão final caberá ao prefeito e à equipe médica dele.
“Eu visito o prefeito quase que diariamente, conversamos muito, falamos sobre a cidade. Ele está conseguindo trabalhar, estava despachando de casa, se reunindo comigo. Me reuni recentemente com outras pessoas da prefeitura, secretários. Estivemos lá junto com ele, debatendo a cidade. Quem define essa situação do afastamento é o Fuad e o corpo médico dele. Eu não dou opinião sobre o afastamento dele. Isso é entre ele, a família dele e o corpo médico dele”.
Fuad Noman foi diagnosticado em junho de 2024 com linfoma não Hodking, doença que afeta o sistema linfático. Ele passou por tratamento de quimioterapia e teve a remissão da doença confirmada. Após as eleições, ele apresentou outros problemas de saúde e precisou ser internado em três ocasiões.
Câmara municipal
Juliano Lopes, do Podemos, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. — Foto: Divulgação/CMBH
Além do prefeito e vice, os 41 vereadores que vão compor a Câmara Municipal de BH também tomaram posse. Durante os discursos de agradecimento, vários parlamentares parabenizaram o prefeito pela posse e se solidarizaram com a situação de saúde dele, desejando melhoras e plena recuperação.
Os vereadores decidiram eleger como novo presidente do Legislativo, o parlamentar Juliano Lopes, do Podemos. A chapa dele recebeu 23 votos contra 18 do concorrente, o líder de Governo, vereador Bruno Miranda, do PDT, que era apoiado pelo prefeito e pelo vice, Álvaro Damião, do União Brasil.
Juliano Lopes foi reeleito para o quarto mandato na Câmara Municipal e é ligado à “família Aro”, do secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, do Progressistas. A eleição dele como presidente era consenso na Casa Legislativa, mas, nas últimas semanas, a prefeitura decidiu lançar um nome próprio, que contou com a articulação política do vice Álvaro Damião.