Serviços de emergência com helicópteros, drones e cães de resgate procuram três pessoas desaparecidas, após chuvas violentas causarem inundações e deslizamentos de terra no sudoeste da Suíça neste sábado (22).
O MeteoSchweiz, escritório do governo para tempo e clima, disse que 124 mm de chuva caíram no vale de Mesolcina, no cantão de Grisons, na sexta-feira (21). Deste total, 63 mm caíram em um período de uma hora.
“Não foi o nível de chuva, mas a concentração de chuva em um período de tempo tão curto que causou os problemas”, disse um porta-voz da MeteoSchweiz. “Essa concentração de chuva ocorre apenas uma vez a cada 30 anos”, acrescentou.
Vários rios transbordaram no vale Mesolcina, também conhecido como Misox, cobrindo estradas, campos e vilarejos com entulho, terra e madeira.
Três casas e três carros foram arrastados pela água no vilarejo de Sorte, segundo a polícia de Grisons. Dois policiais conseguiram escapar do veículo em que estavam, que ficou submerso até o teto.
Inicialmente, quatro pessoas foram dadas como desaparecidas, embora uma mulher tenha sido encontrada mais tarde sob os escombros e levada para o hospital na vizinha Lugano. As buscas pelas outras três pessoas continuam que, segundo a polícia, poderiam estar em suas casas no momento da inundação.
A polícia pediu que as pessoas não viajassem para a região, pois muitas estradas estavam fechadas. Cinco vilarejos ficaram sem eletricidade.
No cantão ocidental de Valais, 230 pessoas foram retiradas de casa desde sexta-feira (21), após fortes chuvas causarem inundações e deslizamentos de terra.
A estrada e a linha de trem para a cidade de Zermatt, próxima à montanha Matterhorn, também foram fechadas, embora a polícia tenha dito que esperava reabrir as rotas na noite do sábado.