Embora algumas fontes de energia não sejam “amigas” do meio-ambiente, especialistas acreditam que mantê-las ainda é importante para situações de emergência.
Na semana passada, nós falamos aqui no CBN Energia sobre um dado que mostrou que o Brasil tem 93% de sua energia gerada por fontes renováveis. E a pergunta que se faz é: então faltam só 7% pra chegarmos ao cem. É isso que nós queremos?
A resposta não é óbvia como parece. A maioria das fontes renováveis vêm de recursos naturais que podem faltar ou não ser suficientes em alguns momentos: caso da água e do vento.
Por isso, especialistas defendem que é importante manter fontes de energia que podem não ser tão limpas, mas que vão socorrer o país em possíveis crises. O professor Clayton Zabeu, do Instituto Mauá de Tecnologia explica.
Embora privilegiar a energia limpa seja o caminho, o que o professor e outros especialistas ouvidos pelo CBN Energia defendem é que o caminho mais acertado para a matriz energética é ter diversidade de possibilidades – trazendo cada vez mais segurança ao sistema e tentando sempre baratear o custo da energia gerada.