As autoridades acreditam que fogos de artifício e tanques de gasolina estavam conectados a um sistema de detonação controlado pelo motorista do Tesla Cybertruck que explodiu em frente a um Trump Hotel em Las Vegas na manhã desta quarta-feira (1º).
O caso está sendo investigado como um possível ato terrorista, de acordo com um oficial informado sobre a investigação.
Em uma entrevista coletiva, o xerife de Las Vegas, Kevin McMahill, disse que um incêndio em um veículo foi relatado no hotel pouco depois das 8h40 no horário local. As equipes chegaram e encontraram um Cybertruck 2024 em chamas, ele afirmou.
“Há um indivíduo falecido dentro do Cybertruck e não sei se é um homem ou uma mulher neste momento”, disse McMahill.
Sete outras pessoas sofreram o que McMahill descreveu como ferimentos “leves” como resultado da explosão.
O vídeo compartilhado nas redes sociais parece mostrar o carro envolto em fumaça enquanto é lavado com mangueira.
Jeremy Schwartz, agente especial interino encarregado do FBI em Las Vegas, também confirmou que sua equipe está envolvida na investigação.
O governador de Nevada, Joe Lombardo, escreveu no X que seu escritório está em coordenação com as autoridades e garantirá que elas tenham todos os recursos necessários disponíveis.
O Cybertruck foi alugado pela locadora de veículos Turo, de acordo com um policial informado sobre a investigação. A CNN entrou em contato com a empresa.
O vídeo de vigilância mostra um motorista passando pelo Trump Hotel em Las Vegas cerca de uma hora antes do carro explodir, e depois voltando perto do final daquela hora e parando em frente ao hotel, onde o carro explode vários segundos depois, disse o funcionário à CNN. .
As autoridades estão explorando se existe alguma ligação entre a explosão e o ataque em Nova Orleans, onde um suspeito atropelou uma multidão com um veículo alugado na Turo, embora ainda não tenha sido determinado a relação.
Em uma postagem no X, Elon Musk escreveu que a Tesla está investigando o assunto.
“Confirmamos agora que a explosão foi causada por grandes fogos de artifício e/ou uma bomba carregada na caçamba do Cybertruck alugado e não está relacionada ao veículo em si”, escreveu Musk.
Eric Trump, vice-presidente executivo da organização Trump, também postou no X que “a segurança e o bem-estar de nossos hóspedes e funcionários continuam sendo nossa principal prioridade”.
“Estendemos nossa sincera gratidão ao Corpo de Bombeiros de Las Vegas e às autoridades locais por sua resposta rápida e profissionalismo”, escreveu Trump.
Galit Ventura Rozen, hóspede do 62º andar do vizinho Resorts World Las Vegas no momento da explosão, disse que olhou pela janela e viu uma nuvem de fumaça subindo da área próxima ao hotel Trump e imediatamente começou uma gravação.
“Vimos uma enorme nuvem de fumaça, não sabíamos o que estava acontecendo”, disse ela. “Então vi uma fila de provavelmente pelo menos três ambulâncias e um monte de carros de polícia”, ela acrescentou.
Rozen disse que mais tarde filmou uma multidão do que pareciam ser hóspedes do hotel Trump parados em um estacionamento próximo.
McMahill disse aos repórteres que a investigação do caso está em andamento e que sua equipe também está “bem ciente” do ataque em Nova Orleans que matou pelo menos 15 pessoas e feriu mais de 30 outras.
Como resultado, o xerife disse que estão verificando “dispositivos secundários” para garantir a segurança da comunidade.
“Não parece haver mais nenhuma ameaça à nossa comunidade aqui agora”, disse McMahill.
“Mas obviamente, um Cybertruck, o hotel Trump – há muitas perguntas que temos que responder à medida que avançamos”, o xerife acrescentou.