CBN conversou com brigadistas que atuam no local, e a grande dificuldade está ligada a região de montanhas e os ventos que espalham as chamas.
O fogo na Chapada dos Veadeiros já consumiu pelo menos 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, segundo o corpo de bombeiros local. De acordo com a administração da unidade de preservação, a área atingida é ainda uma estimativa e fica entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.
O fogo teve início na última quinta-feira (5) em uma propriedade rural próximo a rodovia GO-118, no paralelo 14. Depois disso, o incêndio tomou grandes proporções para outras áreas do parque da Chapada. Apesar disso, o parque ainda segue aberto para os turistas, já que , segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a região atingida não afeta a visitação dos atrativos turísticos.
Até agora são 60 profissionais empenhados em apagar o fogo no local. Agora, as autoridades estudam enviar mais 30 bombeiros para controlar as chamas. A CBN conversou com brigadistas que atuam no local e a grande dificuldade está ligada a região de montanhas e os ventos que espalham as chamas.
Na sexta-feira (6), o estado de Goiás endureceu as penas para criminosos que ateia fogo em vegetações de forma criminosa. A regra prevê endurecer a punição para quem pratica esse crime. Por exemplo, quem iniciar incêndios pode pegar até dez anos de cadeia, sem direito a fiança, dependendo da gravidade do caso.