A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (1°) a ex-deputada federal Almerinda de Carvalho, de 72 anos, atual secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ela foi condenada a nove anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e estava foragida.
Segundo a PF, a acusação é decorrente do escândalo conhecido como “Máfia das Ambulâncias”, em que parlamentares e empresários fraudaram licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados. Almerinda de Carvalho foi denunciada pelo Ministério Público Federal em 2013.
O mandado de prisão contra Almerinda de Carvalho foi expedido no dia 25 de março pela Justiça Federal em Mato Grosso. Ela foi detida hoje na própria secretaria, em São João de Meriti, a partir de informações de inteligência da PF.
Após a formalização da prisão, a ex-deputada foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu; de lá, irá para o Instituto Médico Legal, para realização de exame de corpo de delito, e, por fim, dará entrada no sistema prisional.
Almerida de Carvalho exerceu dois mandatos na Câmara dos Deputados: de 1999 a 2002, pelo antigo PFL – que depois virou o DEM e atualmente é o União Brasil -, e de 2003 a 2006, pelo atual PP.
Procurada, a Prefeitura de São João de Meriti declarou que “não tinha conhecimento das investigações sobre a ex-parlamentar”, que assumiu o cargo de secretária de Assistência Social em 2021. Segundo o município, só depois da prisão e da nota emitida pela Polícia Federal, foi possível saber do processo de 2006, que corria em segredo de justiça. A prefeitura informou também que está acompanhando o caso.
A reportagem ainda não localizou a defesa de Almerinda de Carvalho.