As forças dos Estados Unidos destruíram um barco patrulha dos Houthis no Mar Vermelho e um drone lançado de uma área do Iêmen controlada pelo grupo, segundo postagem de autoridades americanas no X.
Ofensiva aconteceu no Estreito de Bab al-Mandab.
O grupo apoiado pelo Irã, que controla as partes mais populosas do Iémen, tem realizado ataques a navios nas águas ao largo do país desde novembro. As ofensivas, segundo os Houthis, são feitas em solidariedade aos palestinos em Gaza.
A campanha perturbou o transporte marítimo global, forçando as empresas a redirecionarem as viagens em torno da África Austral, e aumentou as preocupações de que a guerra entre Israel e o Hamas possa alastrar e desestabilizar todo o Médio Oriente.
O Comando Central dos EUA disse, nesta sexta-feira (7), que os Houthis lançaram nas últimas 24 horas quatro mísseis balísticos antinavio sobre o Mar Vermelho, mas não houve feridos ou danos.
Ataque é reposta a mísseis lançados pelos Houthis
Os Houthis do Iêmen disseram nesta sexta-feira (7) que atacaram dois navios no Mar Vermelho com drones e mísseis, mas não houve confirmação independente dos supostos ataques.
O grupo atacou os navios Elbella e AAL GENOA com “uma série de drones e mísseis balísticos e navais”, disse o porta-voz militar do grupo apoiado pelo Irã, Yahya Saree, em um discurso televisionado.
Saree não especificou a data em que os ataques foram realizados.
A Reuters não recebeu nenhum relato de incidentes no Mar Vermelho nesta sexta-feira (7).
A Eastern Mediterranean Maritime, gestora do navio porta-contêineres Elbella, não quis comentar.
A Reuters não conseguiu entrar em contato imediatamente com o proprietário ou gerente do navio de carga geral AAL Genoa.
Os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram ataques contra alvos dos Houthis em resposta aos ataques aos navios.
Segundo o Comando Central militar dos EUA, o grupo islâmico lançou quatro mísseis contra navios no Mar Vermelho.
Os Houthis do Iêmen lançaram nas últimas 24 horas quatro mísseis balísticos antinavio de áreas controladas pelo grupo no Iêmen sobre o Mar Vermelho, disseram as forças americanas nesta sexta-feira (7).
As Comando Central dos EUA acrescentou que não houve feridos ou danos relatados por navios americanos, da coalizão ou comerciais.