A estação de tratamento Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foi religada após 12 dias com operação suspensa. Esse sistema abastece sete hospitais que estavam recebendo água através de caminhões pipa e outros 21 bairros do entorno. O número de municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes do estado subiu para 452 cidades. Mais de 90% do RS sofre com os impactos da tragédia. O nível do Rio Guaíba em Porto Alegre está em 5,15 m, conforme a última medição. Apesar do recuo, a altura ainda está dois metros acima da cota de inundação.
Apesar de a estação de tratamento ter sido religada, deve demorar um tempo até que a água chegue às residências. Nesta quarta, a prefeitura também iniciou uma mobilização de limpeza em áreas de bairros atingidos, como Cidade Baixa e Menino Deus.
De acordo com dados da Defesa Civil Estadual, o último boletim indica 149 mortes. Ao menos 108 pessoas seguem desaparecidas. E há 76.580 pessoas em abrigos, além de mais de 538 mil que estão desalojadas.
Por volta das 18h desta quarta-feira (15), temperatura na capital estava em 13°C.
Aeroporto
Sobre a situação no aeroporto Salgado Filho, foram emprestadas bombas que devem ajudar também a retirar a água nessa região, na zona norte da capital. Também nesta quarta, dois equipamentos começaram a ser instalados. Com isso, a expectativa é reduzir o alagamento na região e permitir o religamento do sistema de drenagem que funciona no local.
Essa medida deve auxiliar a retirada de água, mas a Fraport ainda deve renovar a suspensão dos voos do terminal por mais 90 dias.
Educação
Em algumas regiões do estado, as aulas da rede estadual retornaram, mas isso tem sido algo bastante pontual. Nesta quarta, algumas instituições de ensino superior emitiram notas, dizendo que devem retomar as atividades a partir do mês de junho.