Neste domingo, 3 de novembro, mais de 4,3 milhões estudantes farão a primeira etapa do Enem 2024, em todo país. O número de inscritos é 9,95% maior que o registrado no ano passado. Serão, ao todo, 45 questões de linguagens – 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol- e mais 45 questões de ciências humanas, além da redação. A prova terá cinco horas e meia de duração.
No dia 10 de novembro, no domingo seguinte, os candidatos terão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza em cinco horas de prova.
Esta reta final é decisiva para quem se preparou ao longo do ano para o exame. Por isso, estudantes e professores traçam metas para facilitar a resolução das provas, de olho no tempo e no aproveitamento das questões.
Para a professora de inglês e coordenadora pedagógica Sandra Afonso, cada aluno tem um método mais confortável de fazer a prova. Alguns preferem fazer logo a redação, enquanto outros deixam para o final.
“A redação é classificatória, ela também é eliminatória e a gente tem trabalhado com um dado muito importante, como te falei, a redação no processo. Então a gente tem, por exemplo, aqui na escola, uma disciplina de redação. Então a gente não alinha, por exemplo, a redação à língua portuguesa. A gente tem uma disciplina redação. Então, para isso, os meninos já são habituados a olhar para essa disciplina de uma forma bastante focada e com importância”, explica.
Em meio a expectativa para o primeiro dia de provas, os estudantes, principalmente do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, estão tendo que dividir a atenção com outro evento marcado para o mesmo dia: a final da copa do brasil. O jogo será disputado entre Flamengo e Atlético Mineiro, nos dois domingos de enem.
Por conta disso, na última sexta-feira (25), o Conselho Nacional de Secretários de Educação encaminhou um ofício à CBF pedindo mudanças no planejamento da partida. Inclusive com pedido de alteração nos dias e horários dos jogos.
Segundo o ofício, o Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior, sendo fundamental para o futuro de muitos estudantes, enquanto a final do campeonato representa um dos eventos esportivos mais aguardados do país. O Conselho diz ainda que a coincidência das datas pode resultar em dificuldades logísticas, como congestionamentos e agitação de torcedores, impactando no deslocamento dos participantes e na tranquilidade necessária para a realização do exame.