A aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (“Enem dos Concursos”) se aproxima e vai mobilizar mais de dois milhões de candidatos em todos os estados. Com isso, o próximo domingo será de realização de exames do que já vem sendo chamado de maior concurso do país, por conta do ineditismo da seleção para mais de 6,6 vagas em 21 órgãos federais. O concurso ainda vai juntar os chamados “concurseiros profissionais” e os candidatos iniciantes neste universo.
Cursos preparatórios ainda estão realizando aulas de revisão nesta reta final, incluindo o próximo sábado, véspera do exame nacional. Uma das principais dicas dos professores de cursinhos é o foco na revisão dos conteúdos já conhecidos, em especial, aqueles de maior peso para o cargo escolhido. E com isso, a ideia é evitar o estudo de novos conteúdos, conforme o professor Erick Alves, de Direito Administrativo do Direção Concursos.
Uma opção ainda é resolver a prova do IPEA, que foi aplicada no mês passado e é da mesma banca organizadora do CNU, a Cesgranrio. Professores focados neste tipo de seleção pública dizem que esse exame é o que mais se aproxima dos testes a serem aplicados no próximo domingo.
“Outra dica é definir a estratégia para a prova. Estabelecer desde já se vai começar primeiro pelas questões discursivas e fazer um rascunho e seguir para as questões objetivas, por exemplo. É importante estabelecer antes porque na hora não vai dar tempo”, ressalta Alves.
A policial do Senado, Carolina Couto, que também já foi aprovada em outros concursos como da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal comenta que além das revisões nas últimas duas semanas, há dicas para ter mais calma no dia das provas.
“Eu gostava até de chegar bem cedo, saber ali aonde era mesmo, não ficar correndo naqueles minutos finais com o portão fechando. E eu gostava de entrar para a sala de aula mesmo, mais perto do horário da prova. Então eu entrava no portão, mas eu ficava de fora da sala de aula. Porque depois que tu entra, tu fica ali sem nenhum material, tu não pode acessar teu celular. Então eu gostava de esperar ali, até faltar uns 15 minutos antes, mais ou menos, do lado de fora da sala de aula, só esperando mesmo para entrar.”
Outra dica dos professores no dia das provas é o gerenciamento do tempo para a resolução das questões. No turno da manhça, serão 2h30 para resolução de 20 questões de conhecimentos gerais e pergunta dissertativa, para o caso dos candidatos de nível superior. E à tarde, serão aplicadas 50 questões de conhecimentos específicos em 3h30. O alerta é que o aluno não perca muito tempo com perguntas muito elaboradas e com enunciados longos.
A dica é que o concorrente comece a prova pelos assuntos que mais domina e deixe as questões com grandes textos de interpretação para o final.
Outra dica prática é já deixar os documentos e materiais separados para a prova. O local de aplicação do exame deve ser conferido na mesma página onde a inscrição foi realizada (https://cpnu.cesgranrio.org.br/login), com os dados da conta gov.br.