O compromisso foi firmado em termo assinado com a prefeitura de capital paulista em outubro de 2022.
Em 2024, a Enel executou menos de 1% das podas de árvores que ficam próximas a fiação elétrica na Grande São Paulo. A Concessionária se comprometeu a podar 240 mil árvores que ficam próximas a fiação elétrica. Deste total, apenas 1.730 unidades tiveram a poda preventiva realizada, o que representa 0,7%. Em 2023, a empresa só executou 2,8% do serviço, do total de 248 mil pedidos feitos.
O compromisso foi firmado em termo assinado com a prefeitura de capital paulista em outubro de 2022. Os dados foram revelados em reportagem da TV Globo.
Em nota, a prefeitura de São Paulo diz que atualmente há 14.600 ordens de serviço para realização do serviço em toda a capital. Deste total, 6.081 dependem da Concessionária ENEL, para retirada de galhos em contato com a fiação. Esse manejo em exemplares em árvores energizadas é uma atribuição cabe à concessionária de energia elétrica.
A Prefeitura de São Paulo informou que atualmente o Tempo Médio de Atendimento para poda e remoção de árvores é de 54 dias. A gestão Ricardo Nunes ainda informou que realizou a poda de cerca de 132 mil árvores em toda a cidade entre janeiro e 10 outubro deste ano, uma média de 465 árvores por dia.
Na capital existem critérios para a realização da poda, como o intervalo mínimo de três meses. A legislação permite a remoção de uma árvore apenas nos casos em que o exemplar está com a saúde condenada ou quando há dano estrutural ao imóvel, atestado por um engenheiro civil contratado.