Pelo menos nove pessoas morreram em consequência das tempestantes no sul da Tailândia, informou neste sábado (30) o Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres do país.
Em todo o país, cerca de 550 mil famílias foram afetadas pelas enchentes, que começaram há quatro dias. Mais de 13 mil pessoas tiveram que sair de casa para 200 abrigos temporários nas províncias do sul, ainda segundo o departamento.
Times de resgate trabalhavam para entregar alimentos e suprimentos. Uma bebê chegou a ser retirada pelo telhado pelos socorristas.
“A água chegou muito rápido por volta das 4h30 da manhã, e não conseguimos tirar nossos pertences a tempo. Os danos incluem o computador e a mesa que não conseguimos levantar para um lugar mais alto. O que conseguimos salvar, salvamos, mas o resto, tivemos que deixar a enchente levar. Quando a água baixou, vimos que a mesa estava arruinada pela enchente”, afirmou Itthichai Keawrod, dono de loja de impressão.
O Departamento Meteorológico da Tailândia disparou alertas para fortes chuvas, inundações repentinas e ondas de até 3 metros de altura em nove províncias do sul por causa da temporada de monções.
Chuvas na Ásia
Outro país asiático que sofre com as enchentes é a Malásia. Por lá pelo menos três pessoas morreram e 90 mil pessoas tiveram que ir para abrigos.