Moradores dos Estados Unidos, México e Canadá puderam assistir, nesta segunda-feira (8), o eclipse solar total. Países da América Central e da Europa Ocidental também conseguiram observar o fenômeno, que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra.
Os brasileiros, porém, não puderam ver o eclipse a olho nu desta vez. E isso só deve voltar a acontecer em mais de 20 anos.
De acordo com o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a próxima chance do Brasil ver um eclipse total solar será em 12 de agosto de 2045.
Ele deverá ser observado por todo o país e pode durar quase três minutos. Depois, o outro deve ser apenas em 2125.
Outros eclipses solares poderão ser vistos em pequenas partes do país em 2027, 2028 e 2034.
O que é um eclipse total do Sol?
Essa situação ocorreu quando a Lua passa na reta entre a Terra e o Sol, o que bloqueia completamente a luz e projeta uma sombra sobre o nosso planeta, deixando tudo escuro. Ele ocorre de tempos em tempos por conta do movimento dos astros.
Veja fotos do eclipse total do Sol
6 fotos
Fenômeno foi observado nos Estados Unidos, Canadá e México nesta segunda-feira (8).
Quais cuidados se deve ter ao observar um eclipse solar?
O Observatório Nacional alerta que qualquer tipo de eclipse não deve ser encarado frontalmente, sem uma proteção. Isso pode causar danos permanentes, sendo o maior deles a queima da retina.
O tempo máximo de observação deve ser de 20 segundos, com filtros apropriados para observação em lentes, binóculos, telescópios e mais. Óculos de sol comuns e chapas de raio-X não são recomendadas.
Um óculos de eclipse é uma das possibilidades, mas também por um curto período de tempo.
Sobre o assunto, Mílton Jung e Marcella Lourenzetto entrevistaram, no Jornal da CBN, a professora e pesquisadora do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) Adriana Valio.
Ela falou que, além do fenômeno por si só, ainda há possibilidade de estudos, como “saber mais informações sobre a ionosfera, a camada mais alta da Terra, que é afetada diretamente pelo Sol”. Ouça: