O fim de semana está com uma programação extensa e para todos os gostos. Por isso, o Dicas de Sexta traz duas dicas no cinema, através do Festival Varilux, e um show completamente imperdível.
Nos cinemas…
Cena de “O Segundo Ato”. — Foto: Reprodução
Começou nessa quinta-feira (7) e vai até o próximo dia 20 o Festival Varilux 2024. O evento, que homenageia o cinema francês com títulos inéditos todos os anos, traz 20 filmes no total (sendo 19 inéditos) espalhados em 60 cidades pelo país. No Rio estão na capital, Niterói, Búzios, Campos, Guapimirim, Itaipava, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis e Volta Redonda. Para conferir a programação específica de cada local é só entrar no site.
Com uma programação tão extensa, o Dicas de Sexta traz duas recomendações especiais de um mesmo diretor: Quentin Dupieux, um dos meus cineastas favoritos contemporâneos. Para quem busca boas risadas e uma boa ironia, ele é a dica.
O primeiro dos filmes presentes na programação é o que abriu o Festival de Cannes neste ano de 2024. “O Segundo Ato” tem uma trama curiosa por si só: quatro atores se encontram para realizar a filmagem de um filme feito 100% em inteligência artificial. No entanto, as coisas vão ficando tão complexas que o público passa a não conseguir distinguir o que é real e o que é mentira, gravação.
Se você já ficou intrigado com a primeira dica, a segunda também é maravilhosa. Trata-se de “Daaaalí!”, na qual vai abordar, obviamente de forma cômica, o encontro de uma jornalista francesa com o artista Salvador Dalí em várias ocasiões, para um projeto de documentário. Mas não espere o surrealista que estamos acostumados, e sim um personagem insano e totalmente único. O longa foi exibido fora de competição no Festival de Berlim de 2023.
Se as sinopses foram suficientes para empolgar, a duração dos dois são ainda melhores: nenhum deles passa de uma 1h20. É a dica ideal para quem quer pegar um cinema totalmente novo no fim de semana.
A programação completa do Varilux ainda tem filmes como a nova versão do “Conde de Monte Cristo”, a maior bilheteria da França em 2024, e o projeto que marcou a volta de Johnny Depp aos cinemas após o julgamento com Amber Heard, “A Favorita do Rei”.
Na música…
Este sábado (9) será marcado por um show único e inesquecível de Jorge Vercillo no Rio de Janeiro. No Qualistage, o artista apresenta a sua turnê de 30 anos de carreira em que faz um setlist com uma chuva de hits e sucessos ao longo de sua trajetória, como “Que Nem Maré”, “Homem Aranha”, “Monalisa”, “Final Feliz”, “Encontro das águas” e mais.
A apresentação é tão completa que faz Vercillo também não esquecer suas realizações mais recentes que marcaram época, como “Sensível Demais” e “Ela Une Todas as Coisas”.
O show começa às 21h30 e ainda tem poucos ingressos disponíveis, então melhor correr. Eles vão de R$ 80 até R$ 145.