O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que discorda ‘profundamente’ da fala do presidente Lula que comparou a guerra entre Israel e Hamas ao Holocausto. A declaração foi dada em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (22), em um hotel no Rio de Janeiro.
Apesar disso, Blinken disse que a discordância não afeta a relação entre Brasil e Estados Unidos, que, segundo ele, defendem um cessar-fogo humanitário na Faixa de Gaza e os direitos da Ucrânia na guerra com a Rússia. O secretário citou que ‘amigos’ podem discordar e, mesmo assim, manter uma relação harmônica, com objetivos comuns.
O que Antony Blinken falou sobre as reuniões de chanceleres do G20
G20 reúne as 20 maiores economias do mundo. — Foto: Reprodução/Freepik
Blinken citou que diversos países manifestaram estar contra a Rússia no cenário da guerra contra a Ucrânia. Segundo ele, essa é uma reflexão sobre o que o mundo pensa do que chamou de ‘agressão’ e sobre o desejo de ver o fim da guerra, com consequências para povos no país inteiro. Antony Blinken declarou que novas sanções contra o governo Vladimir Putin virão, sem dizer quais.
O secretário de Estado americano pontuou que, sem o fim dos conflitos entre Israel e Hamas e entre Rússia e Ucrânia, será difícil avançar nas pautas do G20. Na presidência temporária do Brasil, há três bandeiras prioritárias: combate à fome e à pobreza; desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições de governança global, como a ONU.
O que Blinken defende?
O secretário de Estado americano, Antony Blinken — Foto: Mariene Lino / CBN
Blinken defendeu ainda uma reforma no Conselho de Segurança da ONU, do qual os Estados Unidos é país-membro. Segundo o secretário de Estado, é preciso refletir o mundo atual e a necessidade de cada país.
O que mais o Blinken falou sobre mudanças climáticas?
Floresta Amazônica — Foto: Reprodução
No tema mudanças climáticas, Antony Blinken disse que os Estados Unidos estão colaborando financeiramente com o Brasil para preservar a Floresta Amazônica e que a COP30, marcada para 2025, em Belém (PA), será uma oportunidade importante para avançar em agendas nesse sentido.
Nessa sexta-feira, Antony Blinken também terá agenda em Buenos Aires com o presidente argentino, Javier Milei.