Neste domingo (14), é celebrado o Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais apreciadas em todo mundo, não só pelo sabor, mas também pelo seu efeito estimulante, e protagonista das manhãs da maioria dos brasileiros. Porém, as vantagens do café vão além de ajudar a acordar, e um estudo comprovou os benefícios do hábito para a saúde.
Segundo artigo da Faculdade de Farmácia da Universidade Porto, consumir café pode auxiliar no alívio das dores de cabeça, na prevenção da diabetes tipo 2 e até no cuidado da saúde mental. Estudo, no entanto, cita doses moderadas diárias. Veja os benefícios abaixo:
Ajuda na perda de peso
Ingerir cafeína também pode ajudar o indivíduo na perda de peso. Segundo a pesquisa, o café induz a perda de peso por aumento da termogênese, uma vez que se verifica um aumento do gasto energético após a ingestão de cafeína.
Prevenção de diabetes tipo II
Beber café com regularidade oferece ao individuo a menor probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Esse efeito se deve ao fato da cafeína promover a melhor digestão do açúcar e da insulina no metabolismo.
Alívio de dores de cabeça
Para aqueles que apresentam dores de cabeças regularmente, o café pode ser um aliado. A pesquisa mostra que a cafeína, quando utilizada contra uma cefaleia de tensão, atua como um analgésico por si só. Além disso, o café também tem a capacidade de potencializar a ação medicamentos já utilizados contra as dores de cabeça, como o Ibuprofeno e o Paracetamol.
Redução dos sintomas da asma
Segundo pesquisas desenvolvidas na área de respiração, a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolverem os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores. Além do seu efeito broncodilatador, a cafeína também reduz a fadiga dos músculos respiratórios.
Impacto positivo na saúde mental
Não é novidade que doses moderadas de cafeína podem interferir positivamente no humor, na disposição e na performance cognitiva devido ao seu efeito psicoestimulante. Porém, o estudo mostrou que o consumo de café está intimamente associado a hábitos sociais de convívio, que por si só, aumentam o bem-estar pessoal.
Todo brasileiro bebe café?
Após entender os benefícios, será que o café realmente está na casa de todos os brasileiros? Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), em parceira com o Instituto Axxus e com a Unicamp, 97% dos entrevistados disseram beber café ao acordar.
* Estagiária da CBN sob supervisão de Laura Rocha