Este sábado (13) será de vacinação para o público alvo da campanha de imunização contra a gripe. O dia D de vacinação vai ocorrer em sete estados e no Distrito Federal.
Desde o início da aplicação das vacinas contra influenza, há 20 dias, apenas 13% do público alvo compareceram aos postos – o que representa cerca de 8,4 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 75 milhões de pessoas contra a gripe neste ano.
Na cidade do Rio de Janeiro, o mutirão será feito em 600 pontos de vacinação espalhados pela capital. Já no DF, a Secretaria de Saúde recebeu 76 mil doses para serem aplicadas nos 90 pontos de imunização.
Outras cidades devem aderir ao dia D, em outras datas, devido a adversidades como a previsão de chuvas intensas e a mobilização de servidores públicos.
Saiba mais sobre a vacina contra gripe
A dose aplicada é trivalente, protege contra três tipos da doença e previne complicações, internações e mortes. O infectologista André Bon reforça que a vacina é a única maneira de evitar formas graves da influenza:
“O vírus influenza, causador da gripe, é um dos principais relacionados à síndrome respiratória grave. A vacinação é a principal forma de prevenção do adoecimento e da evolução para formas graves após a infecção pela influenza. Por esse motivo, é extremamente importante que as pessoas que estejam contempladas na campanha de vacinação busquem os postos de saúde para realizar o imunizante, assim reduzindo o risco de evolução para as formas graves”, ressalta.
O grupo prioritário é composto por crianças, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, além de povos indígenas. Segundo o Ministério, não há previsão de expansão do público alvo.