No segundo desfile do 7 de Setembro do terceiro mandato, o presidente Lula quis mostrar a união entre os Poderes e a sintonia do primeiro escalão do governo, depois da demissão de Silvio Almeida, acusado de assédio contra a ministra Anielle Franco.
Os principais ministros do governo marcaram presença, inclusive Esther Dweck que agora assume de forma interina o Ministério dos Direitos Humanos. Mas Anielle faltou após as revelações de assédio. Em um simbolismo de diálogo entre os Poderes, os presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco, e do STF, Luís Roberto Barroso, estiveram presentes ao lado de Lula, após o desgaste em torno das emendas parlamentares. Mas o presidente da Câmara, Arthur Lira, não compareceu, porque está no estado de Alagoas, onde participa de campanhas das eleições municipais de aliados políticos.
O presidente do STF, Barroso, disse que a presença dos poderes demonstra “normalidade institucional” e frisou para que se faça Justiça no caso das denúncias contra Silvio Almeida.
Uma das autoridades mais ovacionadas durante o desfile foi o ministro do STF, Alexandre de Moraes, que é o relator de inquéritos, como o que bloqueou a plataforma X. Em mais de duas ocasiões, a plateia chamou pelo ministro, com gritos de “Xandão”, uma referência ao nome de Moraes, que, bem humorado, acenava e sorria para o público. Moraes foi um dos principais alvos na manifestação convocada por bolsonaristas, na Avenida Paulista, em São Paulo.
O ministro da Defesa, José Múcio, defendeu que o ato em SP seja pacífico como o desfile de Brasília.
Durante o desfile, o governo destacou o apoio às vítimas atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul e também comemorou a retomada da vacinação, com a apresentação do Zé Gotinha. Os 31 atletas militares que participaram das Olimpíadas de Paris também desfilaram e foi feita uma homenagem à presidência do Brasil no G20.
Lula não estava acompanhado da primeira-dama porque Janja está em viagem ao Catar, onde participa da Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques. A viagem dura dois dias.