Em entrevista à CBN, Rafaella Vieira Lins Parca, Coordenadora de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal (PF), explica compartilhamento de sistema de monitoramento de pedofilia com Portugal
O Ministério da Justiça anunciou que vai compartilhar o software “Sistema Rapina”, de combate a abuso sexual infantil, com a Polícia Judiciária de Portugal. O equipamento, desenvolvido pela Polícia Federal brasileira, ajudou no aumento de operações de casos de pedofilia recentemente.
Em entrevista à Mílton Jung e Cássia Godoy no Jornal da CBN, a delegada Rafaella Vieira Lins Parca, Coordenadora de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal (PF), falou mais sobre o equipamento.
Ela destaca que a prevenção precisa ser mais trabalhada no país. Cita, por exemplo, que o uso excessivo de internet por crianças e adolescentes facilita o crimes, já que eles estão mais presentes online. “Se tiver oportunidade, esse criminosos vai abusar da crianças”, diz.
Segundo a delegada, é relevante investir na construção de um diálogo, especialmente com pais e nas escolas. De acordo com Rafaella, a PF já estuda um sistema para tirar dúvidas sobre tema para esses jovens em diversos ambientes.