Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) mostra o candidato Capitão Wagner, do União Brasil, à frente da disputa para a prefeitura de Fortaleza, com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o atual prefeito do município, José Sarto, do PDT, com 23% das intenções de voto. Os dois estão tecnicamente empatados.
Em terceiro lugar na pesquisa está o candidato do PL, André Fernandes, com 16% das intenções de voto. Já o candidato Evandro Leitão, do PT, atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, ocupa a quarta colocação com 10% das intenções. Em seguida vem o senador e candidato pelo Partido Novo, Eduardo Girão, com 5% das intenções de voto.
Os candidatos Chico Malta, do PCB, e Técio Nunes, do PSOL, estão empatados, ambos com 1% das intenções de voto. Jorge Lima, do Partido Solidariedade, não atingiu 1%. 9% dos entrevistados disseram não preferir nenhum dos candidatos e outros 6% disseram não saber em quem votar.
A pesquisa Datafolha com intenções de voto para a Prefeitura de Fortaleza foi realizada entre os dias 20 e 21 de agosto de 2024, com 644 pessoas entrevistadas pessoalmente. Esse intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro de ponto é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em uma comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 24 e 26 de junho, ou seja, antes do período de campanha, alguns candidatos apresentaram aumento nas intenções de voto, como é o caso do candidato José Tarso, do PDP, que cresceu 4 pontos percentuais, passando de 19% para 23%. André Fernandes, do PL, que cresceu 2 pontos percentuais, passando de 14% para 16%. E o candidato Evandro Leitão, do PT, que cresceu 2 pontos percentuais, passando de 8% para 10%.
Já os candidatos que apresentaram queda foram o Capitão Wagner, do União Brasil, que caiu 3 pontos percentuais, passando de 32% para 29%, mas ainda se manteve ali na liderança, segundo a pesquisa. Eduardo Girão, do Partido Novo, também teve queda. Ele desceu de 7% para 5%, caindo 2 pontos percentuais.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-08395/2024.