Às 8h30, Lula e a primeira-dama Janja recebem os chefes de Estado e de governo no Museu de Arte Moderna, na Zona Sul. Já às 10h, será lançada a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma proposta brasileira que já teve a adesão de mais de 40 países.
Mais de 50 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais estão no Rio para o encontro de dois dias, que começa sob o impacto da vitória de Donald Trump nos Estados Unidos. O republicano já declarou oposição a algumas inciativas discutidas pelo bloco, como medidas de combate ao aquecimento global e taxação dos super-ricos.
O presidente Joe Biden desembargou no Rio por volta das 21h. O democrata foi levado ao hotel, na Zona Zul, sob um forte esquema de segurança.
Até o carro usado pelo presidente americano ao descer do avião foi trazido dos Estados Unidos pela equipe de Biden. Um helicóptero americano, trazido no início do mês, acompanhou o deslocamento da comitiva do aeroporto até o hotel.
Saiba outro chefes de estado que participam da cúpula do G20
G20 vai acontecer no Rio de Janeiro no Museu de Arte Moderna. — Foto: Rafa Neddermeyer/Audiovisual G20
Ao todo, mais de 20 chefes de Estado já estão no Rio de Janeiro para a cúpula do G20.
O presidente da China, Xi Jinping, desembarcou no início da noite de domingo (17), com uma delegação de mais de mil pessoas, a maior da cúpula. Centenas de chineses se juntaram pelas ruas para receber o líder do país asiático, que vai a Brasília na quarta-feira (20) para uma visita de chefe de Estado.
Das 19 nações que compõem o bloco – junto com a União Europeia e a União Africana, apenas a Rússia não terá o presidente ou o primeiro-ministro presentes. Condenado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra na Ucrânia, Vladimir Putin corria o risco de ser preso se viesse ao Brasil e enviou como representante o chanceler Sergey Lavrov.
Às margens do G20, Lula teve reuniões bilaterais com vários chefes de Estado e de governo, incluindo a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; e os presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa; e do Egito, Abdel Fattah El-Sissi, e da Turquia, Reccep Tayyip Erdogan.
Os encontros com os presidentes da França, Emmnuel Macron, e da Bolivia, Luis Arce, foram cancelados devido a atrasos.
Por causa da proximidade com o local da cúpula, o Aeroporto Santos Dumont ficará fechado durante o G20 e os voos programados serão transferidos para o Galeão.
A chegada das delegações estrangeiras também provocou mudanças no transporte público. Para tentar reduzir os transtornos, a prefeitura do Rio decretou feriado municipal nesta segunda (18) e terça-feira (19).