Baianos e principais cotados à presidência da Câmara, o líder do PSD, Antônio Brito, e o líder do União Brasil, Elmar Nascimento, têm mirado apoio da bancada do PT da Bahia e também e cobrado posicionamento de políticos do PT baiano, incluindo o governador Jerônimo Rodrigues.
Do time de ACM Neto, o deputado Elmar Nascimento, que sempre rivalizou com o PT da Bahia, tem acenado para o partido ao longo de todo ano. Em um dos movimentos, ele chegou a mudar a composição dos integrantes da CPI do MST para enfraquecer a comissão e, com isso, favorecer o deputado Valmir Assunção, do PT da Bahia, e um dos principais nome do Movimento Sem Terra da Câmara.
Elmar também se aproximou do chefe da Casa Civil Rui Costa, que chegou a ir ao aniversário do deputado no ultimo mês de julho, em Brasília. Elmar já disse publicamente que reconhece a competência do ministro de Lula e que aprendeu a gostar de Rui Costa.
Além disso, na ultima semana, o líder do União Brasil subiu no mesmo palanque do governador Jeronimo durante o lançamento da candidatura de Giselda Carvalho, do PT, para a prefeitura da cidade de Santo Sé, no interior baiano. Na ocasião, segundo interlocutores, ele fez questão de dizer que, se for eleito, Jerônimo irá ter um parceiro pela Bahia na Câmara
Candidato mais próximo do governo e do PT da Bahia, Brito não tem gostado dos acenos mútuos entre Elmar e o PT da Bahia. Nos bastidores, o deputado já reclamou que chegou a subir no mesmo palanque de Jerônimo para pedir votos para o governador baiano, mas que até agora não houve posicionamento dele e que, enquanto isso, ACM Neto faz campanha para Elmar.