Com a escolha do longa de Walter Salles, o Brasil quebra um longo período sem aparecer nas pré-listas, algo que não ocorria desde 2008 com “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, de de Cao Hamburger. Já a última indicação do país na categoria ocorreu em 1999 com “Central do Brasil”, também dirigido por Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro.
Conheça abaixo os 14 adversários do longa e suas previsões de estreia no Brasil:
Emília Perez (França)
Cena do filme ‘Emilia Perez’. — Foto: Reprodução
Rita trabalha em um escritório de advocacia mais interessado em lavar dinheiro do que em servir a lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente se tornar a mulher que sempre sonhou ser.
Estreia em 6 de fevereiro de 2025.
A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)
Filme iraniano ‘The Seed of the Sacred Fig’, de Mohammad Rasoulof. — Foto: Reprodução
Recém-promovido a juiz de instrução, Iman luta contra a paranoia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares.
Estreia em 9 de janeiro.
Flow (Letônia)
Cena da animação “Flow”. — Foto: Reprodução
O mundo parece estar chegando ao fim, repleto de vestígios da presença humana. O gato é um animal solitário, mas como sua casa é devastada por uma grande enchente, ele encontra refúgio em um barco povoado por diversas espécies, e terá que se unir a eles apesar de suas diferenças. No barco solitário navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo mundo.
Sem previsão de estreia.
Santosh (Reino Unido)
Cena do filme britânico “Santosh”. — Foto: Reprodução
Santosh, recém-viúva, herda o emprego de seu marido como policial na zona rural do norte da Índia. Quando uma garota de casta inferior é encontrada estuprada e assassinada, ela é envolvida na investigação sob a orientação da carismática inspetora feminista.
Sem previsão de estreia.
Kneecap: Música de Liberdade (Irlanda)
Cena do filme “Kneecap”. — Foto: Reprodução
Quando o professor JJ de Belfast conhece os autodeclarados “lixos humanos” Naoise e Liam Óg, nasce um trio de hip-hop jamais visto. Fazendo rap em irlandês, o Kneecap se torna o líder improvável de um movimento para salvar sua língua materna. Nesta cinebiografia hilária e altamente original do hip-hop, o Kneecap atua como eles mesmos, dando um grito de união global em defesa de culturas nativas.
Disponível online para aluguel e compra.
Dahomey (Senegal)
Cena do filme “Dahomey”. — Foto: Reprodução
Novembro de 2021. Vinte e seis relíquias do Reino do Daomé estão prestes a deixar Paris para regressar ao seu país de origem, a atual República do Benim. Os artefatos, assim como milhares de outras peças, foram saqueados pelas tropas coloniais francesas em 1892. Mas qual postura adotar em relação ao retorno dessas obras ancestrais a uma nação que precisou se construir na ausência delas? Enquanto o espírito desses itens é libertado, o debate sobre o tema se intensifica entre os estudantes da Universidade de Abomey-Calavi.
Disponível no streaming Mubi.
A Menina com a Agulha (Dinamarca)
Cena do filme “A Garota com a Agulha”. — Foto: Reprodução
A jovem e trabalhadora Karoline acaba perdendo o seu emprego por conta da sua gravidez. Ela, então, conhece Dagmar, uma mulher mais velha e diretora de uma agência de adoção clandestina sob o disfarce de uma loja de doces. Karoline e Dagmar criam uma conexão e uma paixão intensa, mas o mundo de Karoline acaba quando ela percebe o peso do trabalho de Dagmar, no qual já estava envolvida involuntariamente.
Sem previsão de estreia.
Como Ganhar Milhões Antes Que a Vovó Morra (Tailândia)
Cena do filme “Como Ganhar Milhões Antes Que a Vovó Morra”. — Foto: Reprodução
When M é um jovem que precisa cuidar da vó que está doente, mas ele não está muito feliz com a ideia. Motivado tanto pela ambição do dinheiro que a avó dele guarda, quanto por sentimentos que ele não consegue entender, a culpa, arrependimento e o desejo por uma vida melhor, ele arquiteta um plano para conquistar a preferência da avó antes que ela faleça.
Estreia em 19 de dezembro nos cinemas.
Universal Language (Canadá)
Cena do filme “Universal Language”. — Foto: Reprodução
Histórias aparentemente desconexas encontram um ponto de interseção neste conto ambientado entre Winnipeg e Teerã.
Sem previsão de estreia.
Vermiglio (Itália)
Cena do filme italiano “Vermiglio”. — Foto: Reprodução
Em uma aldeia no alto dos Alpes italianos, a guerra surge durante o ano de 1944 como uma ameaça distante, porém, bastante presente. A chegada de Pietro, um soldado desertor, transforma a dinâmica familiar do professor local, mudando-a para sempre. Durante as quatro estações que marcam o final da Segunda Guerra Mundial, Pietro e Lúcia, a filha mais velha do docente, se apaixonam de maneira arrebatadora, o que desencadeia consequências inesperadas. À medida que o mundo ressurge da tragédia, a família começa a enfrentar a própria ruína.
Sem previsão de estreia.
From Ground Zero (Palestina)
Cena de “From Ground Zero”. — Foto: Reprodução
22 curtas criados buscam contar diferentes histórias sobre a luta do povo palestino.
Sem previsão de estreia.
Waves (República Tcheca)
Cena do filme “Waves”. — Foto: Reprodução
Um registro comprometedor pode mudar a história. Você sacrificaria sua família pelo seu país?
Sem previsão de estreia.
Touch (Islândia)
Cena do filme “Touch”. — Foto: Reprodução
A jornada emocional de um homem para encontrar seu primeiro amor, que desapareceu 50 anos atrás, antes que o tempo acabe.
Disponível online para aluguel e compra.
Armand (Noruega)
Filme norueguês “Armand”. — Foto: Reprodução
Armand é um menino de seis anos acusado de ultrapassar terrivelmente os limites de Jon, um colega de classe. Sua mãe Elizabeth, junto com os outros pais, é chamada a comparecer ao colégio na frente de um tribunal de professores e funcionários pedagógicos. Ao tomar conhecimento do comportamento de seu filho, Elizabeth desconfia do que ouve.