Era 27 de março de 2022 quando a vida de Will Smith mudou completamente. Naquele dia, o ator, que tinha sido indicado ao Oscar e estava prestar a ganhar sua primeira estatueta, deu um tapa na cara do apresentador Chris Rock. A agressão ocorreu depois de uma piada com a alopecia areata, uma doença capilar que atinge Jada Pinkett Smith, esposa de Will.
O caso gerou mais repercussão que qualquer coisa na cerimônia daquele dia – em que ‘No Ritmo do Coração’ venceu em Melhor Filme. Sob holofotes, Smith venceu em Melhor Ator por ‘King Richard: Criando Campeãs’ poucos minutos depois do tapa.
Se aquele parecia ser o auge para Will, tudo mudou completamente depois. O astro foi banido do Oscar por 10 anos, fato que ele aceitou com um pedido de desculpas em publicação nas redes sociais.
Apesar disso, o caso parece já ter passado (ao menos entre os dois). O comediante Cedric The Entertainer, amigo de ambos, revelou ao The Mirror em entrevista recente que eles teriam feito as pazes e concordaram que ‘ultrapassaram limites’. Os dois teriam conversado frente a frente. Apesar disso, nenhum abordou publicamente o caso.
Will Smith e Martin Lawrence em cena de ‘Bad Boys 4’. — Foto: Reprodução
Mudanças na carreira
Se Will Smith parecia estar no topo do mundo, tudo desmoronou depois daquele março. Ainda em 2022, fez o filme ‘Emancipation – Uma História de Liberdade’, que pouco foi falado. Participou ainda como produtor de projetos menores, mas ficou desaparecido de grandes eventos.
As coisas mudaram um pouco de figura quando Smith anunciou o início das gravações de ‘Bad Boys 4’ ou ‘Bad Boys: Até o Fim’, com o parceiro Martin Lawrence. É uma sequência dos acontecimentos do terceiro longa, de 2020.
Cena de ‘Bad Boys 4’. — Foto: Reprodução
Filmando em Miami, o ator começou a aparecer recorrentemente em tablóides americanos. Também passou a estar em tapetes vermelhos de produções menores e voltou a fazer comerciais para marcas em suas redes sociais. Parecia que Will Smith dava os primeiros passos para sua volta.
Comercial com Messi e tour internacional
Já com o lançamento engatilhado do novo ‘Bad Boys’, Smith começou a participar de uma tour internacional para a divulgação do filme, passando por países como México e Alemanha. Além disso, passou a gravar vídeos com personalidades que se tornaram virais, como com Brahim, jogador do Real Madrid (que teve 7,6 milhões de views no Instagram), e Messi, do Inter Miami (que teve 121 milhões de visualizações na mesma rede).
Aliás, Messi também participou de um teaser do filme, em que ‘contracena’ com Will e Martin, em uma cena que ainda tem o jogador de basquete Jimmy Butler, craque do Miami Heat. Veja:
Junto a isso, ele, antes recluso, passou a participar de entrevistas e palestras falando sobre a mudança de mentalidade que teve ao longo dos anos – mas sem nunca citar diretamente o episódio do tapa. Aliás, antes da divulgação do longa, Will Smith publicava nas redes apenas vídeos aleatórios de comédia ou fotos de momentos em família e passou a postar cada vez mais sobre trabalho.
A retomada da carreira do artista fica ainda mais evidente quando se observa que ele está atuando em ao menos sete longas que serão lançados nos próximos anos. Entre eles estão a continuação de ‘Eu Sou a Lenda’ e o remake do clássico de comédia dos anos 1980 ‘Antes Só do que Mal Acompanhado’. Ele ainda trabalhará com produtor de ‘Hancock 2’, recentemente anunciado.
Mesmo ainda recente, o tapa realmente parece que ficou para trás.