Um ouvinte recebeu uma proposta para investidor qualificado, com estimativa de rentabilidade de 14% ao ano, livre de imposto e proteção contra a inflação. Marcelo d’Agosto analisa em ‘CBN Dinheiro’.
O Daniel recebeu uma proposta de investimento num fundo imobiliário para investidor qualificado, ou sofisticado, com estimativa de rentabilidade de 14% ao ano, livre de imposto e proteção contra a inflação. As reservas são por tempo limitado. Ele pergunta o que é exatamente isso e se é uma boa alternativa.
É bom avaliar esse tipo de proposta com cuidado. Investidor qualificado é uma definição legal. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), são investidores que tem condições de analisar propostas financeiras mais complexas e que podem abrir mão de uma série de proteções legais que os demais investidores possuem.
Investidor sofisticado não tem definição. O rendimento dos fundos imobiliários é isento de imposto de renda, mas o ganho de capital é tributado. E 14% ao ano, hoje, é dois pontos percentuais acima do rendimento dos títulos do Tesouro Prefixado.
Agora, nenhum fundo imobiliário tem garantia de rentabilidade. Se você tiver que decidir com pressa, sem tempo de analisar todos os detalhes, a sugestão é ficar fora.
Se tiver tempo e condições de avaliar todos os riscos envolvidos, pode ser que valha a pena para uma pequena parcela do seu patrimônio.