Praça, mirante e iluminação compõem o projeto da passagem que conecta o Centro aos bairros São João e Vila Rosa
A pista terá de 7,70 metros de largura, duas faixas, e cerca de 16 metros de largura | Foto: Leonardo Boufleur / Prefeitura de Dois Irmãos / CP
A Prefeitura de Dois Irmãos deu início a uma importante obra que vai proporcionar melhorias na mobilidade urbana, especialmente entre bairros São João e Vila Rosa, e valorizar a antiga Ponte de Pedra, construída em 1855, considerada um dos pontos turísticos da cidade. O projeto da construção da nova ponte sobre o Arroio Feitoria finalmente saiu do papel e está sendo executado pela empresa J Bastian Engenharia.
Com investimentos de R$ R$ 7.800.473,99 viabilizados pelo Município por meio do Programa Badesul Cidades Infraestrutura da agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a estimativa para conclusão das obras é de nove meses. A nova ponte será construída em concreto armado e peças pré-moldadas e terá capacidade para 45 toneladas de carga, a mesma padronizada para rodovias.
O vão da ponte terá 42 metros de comprimento. A pista terá de 7,70 metros de largura e contará com dois passeios e um mirante, totalizando quase 16 metros de largura. Para sustentação da estrutura serão construídos muros de contenção com gabiões em concreto e a elevada será apoiada em três pilares e vigas. O mirante será feito de concreto com deck de madeira para que os pedestres e visitantes possam contemplar a Ponte de Pedra, conectando o futuro ao passado, preservando a antiga construção de pedra grês que ligava São Leopoldo à Serra.
O local receberá iluminação especial. No entorno também será construído uma praça com playground, área de descanso e um abrigo para usuários do transporte público. Além de resolver o gargalo de trânsito com as duas pistas que serão pavimentadas com asfalto, a nova ponte está sendo erguida em uma região estratégica para o turismo, lazer e desenvolvimento de Dois Irmãos. A passagem vai qualificar o acesso ao Distrito Industrial e conectar o Centro aos bairros São João, Vila Rosa e Travessão.
O prefeito Jerri Meneguetti lembra que desde 2021 a Administração trabalha no projeto, que por ser próximo a um patrimônio histórico precisou ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e também envolveu desapropriações. “Construímos com o Iphae a ideia para valorizar a Ponte de Pedra histórica de Dois Irmãos e começamos a detalhar o projeto, viabilizamos os recursos e contratamos a obra. Estamos num momento histórico e confiantes no trabalho da empresa que venceu a concorrência. Esta obra terá um impacto muito positivo na nossa comunidade”, garante o prefeito.