Começa nesta quarta-feira (dia 28) a primeira reunião de ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20. Se reúnem autoridades de pelo menos 28 países e da União Europeia.
As discussões serão entorno de duas sessões:
1. Desigualdades de renda e as implicações para políticas macroeconômicas. O objetivo é colocar o tema das desigualdades no centro das discussões econômicas;
2. Economia global: sessão tradicional em que se trata do crescimento econômico, inflação, taxa de juros e a discussão de como, em conjunto, ampliar a cooperação para impulsionar o crescimento forte, sustentável e inclusivo.
Ao meio dia, o secretário de política econômica do ministério da Fazenda, Guilherme Melo, leva aos jornalistas alguns pontos dos painéis e fala sobre as prioridades brasileiras para a Trilha de Finanças do G20.
A reunião de terça (dia 27) entre vice ministros e vice presidentes dos BCs foi concluída com a finalização da parte econômica do comunicado que será discutido a partir de hoje pelos ministros e presidentes de Bancos Centrais. O documento será apresentado nesta quinta-feira (dia 29), no término do encontro.
Também foram discutidos os resultados e perspectivas para os grupos de trabalho da trilha de finanças do G20. As próximas reuniões desses grupos serão em abril e julho.