Brasileiros que estão nos Estados Unidos de forma ilegal já migram dentro do país na esperança de que em alguns estados seja mais fácil regularizar a situação. Outros, legalizados, adiam planos de pedir visto ou fazer a renovação. O clima de tensão é grande após a posse do presidente Donald Trump, que prometeu que começaria as deportações em massa “muito rapidamente”. Cerca de 230 mil brasileiros vivem de forma ilegal no país.
Glendha Leal, que trabalha com eventos e mora há dois anos na Georgia, tem o green card. Mas conhece brasileiros ilegais que já mudaram a vida desde a vitória do republicano:
Eu tenho uma amiga que mudou com a família pra Boston justamente por essa questão de já tentar se legalizar porque lá as leis são mais favoráveis pra legalização do que aqui na Geórgia, por exemplo. Eu moro na capital da Geórgia, em Atlanta, e ela mudou pra lá com a família inteira pra tentar se legalizar porque o namorado dela se enquadrava em um dos critérios pra conseguir o Green Card em Massachusetts. Então ela acabou indo embora com a família inteira, a mãe, o pai, a irmã pequena e o namorado pra conseguir talvez a legalização. Mas é um clima tenso porque a grande maioria dos brasileiros que eu conheço aqui estão de forma ilegal, estão fora de status.
Já a bacharel em turismo Natalia Catela, que mora na Califórnia há dois anos e tem visto de estudante, conta que deve adiar o plano de mestrado:
Eu sou estudante aqui, estudo administração, estou há dois anos no país e meu visto é de estudante. Qualquer troca de visto, mesmo que seja pra um mestrado, eu tenho medo por enquanto. Até vou esperar um pouco pra procurar o meu mestrado, porque eu não sei se pode ser negado, se não pode ser negado, então é melhor evitar. Até para quem tá pra vir pros Estados Unidos como turista é melhor evitar por enquanto.
Segundo a Polícia Federal, a maioria dos imigrantes ilegais tem origem nos estados de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.
Nos últimos cinco anos, todos os 94 voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos tiveram como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
No primeiro mandato, Trump expulsou cerca de 400 mil imigrantes ilegais a mais do que o governo de Joe Biden, segundo o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos.
O primeiro governo de Donald Trump deportou 935 mil imigrantes ilegais de todo o mundo, incluindo quase 7 mil brasileiros, menos de 1% do total.
Já durante o governo do ex-presidente Biden, houve queda de 41% no total de ilegais deportados. Foram 545 mil expulsões, incluindo mais de 7 mil brasileiros.
Fontes do Itamaraty dizem que por enquanto estão monitorando a situação. Há um temor da diplomacia brasileira de que se repitam as cenas de separação de famílias. No primeiro mandato de Trump, ações contra imigração ilegal chegoaram a separar crianças dos pais. Por enquanto não se sabe como deve ocorrer a deportação, nem quando esse plano de fato será colocado em prática. Na semana passada, em um encontro no México, diplomatas brasileiros e de outros países se mostraram preocupados com as consequências da deportação em massa.