A convenção do PRTB na capital paulista, realizada neste domingo, contou com três mil pessoas presentes em uma casa de eventos na Mooca, na Zona Leste. O influenciador Pablo Marçal foi oficializado como candidato à prefeitura de São Paulo e, para vice, foi anunciada Antônia de Jesus. O nome da companheira de chapa foi divulgado ao estilo chá revelação – com chuva de papel cor de rosa, por ser uma mulher.
Ela é cabo da Polícia Militar e não tem histórico político. A candidata a vice fez um discurso direcionado ao eleitorado feminino, religioso e aos policiais.
Em quase duas horas de discurso, Marçal fez críticas a adversários, exibiu vídeos de trabalhos voluntários em Angola e no Rio Grande do Sul e apresentou propostas, como investir em esportes nas escolas municipais e construir o prédio mais alto do mundo em São Paulo. Ele também prometeu foco nas favelas:
“Nós vamos desfavelizar São Paulo, as pessoas vão ter investimento lá, nós vamos reumanizar as ruas, as comunidades continuarão pujando com uma potência muito grande. Pode criticar o tanto que for, vocês vão cansar de ver teleférico carregando o pobre aí enquanto estão recuperando. ”
Os ataques a adversários foram direcionados ao prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes, do MDB, e ao candidato Guilherme Boulos, do PSOL.
Marçal criticou Nunes por montar um secretariado com alguns nomes ligados à esquerda, como Marta Suplicy e Soninha Francine. E disse que decidiu se candidatar por não ver um nome de direita competitivo, e achar que Boulos tem mais energia que o prefeito para vencer a eleição. No discurso, ele não citou o nome de Datena. Ao ser questionado, se recusou a fazer críticas e abençoou a campanha do apresentador.
O vídeo de campanha exibido no evento mostrou uma São Paulo caótica, com fotografia escura, e temas como Cracolândia, transporte ineficiente, esgoto a céu aberto e um slogan ‘o povo pelo povo’ como o contraponto positivo para a cidade.
A chapa de Marçal é de um único partido, o PRTB. Pra compensar o pouco tempo de televisão, ele aposta na influência nas redes sociais – são 12 milhões de seguidores no Instagram.