Fortes chuvas atingiram o estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, neste sábado (30), a medida que o ciclone Fengal se aproxima do país. A previsão é que a tormenta toque o solo indiano na noite de sábado, no horário local.
São esperados ventos de até 80 quilômetros por hora, segundo meteorologistas.
Moradores de áreas em risco foram transferidos para abrigos temporários em cidades como Chengalpattu, na costa leste da Índia. Por lá, já há registro de alagamentos.
Transtornos no Sri Lanka
No país vizinho, o Sri Lanka, as autoridades emitiram um alerta vermelho neste sábado para as condições climáticas adversas. O litoral do país deve ser atingido por efeitos residuais do ciclone, embora o fenômeno já tenha de afastado da ilha indo em direção à Ìndia.
Chuvas causaram o alagamento de grandes porções de terras agrícolas, causando prejuízo aos produtores.
Equipes, incluindo da Marinha, continuam as operações para ajudar os afetados, enquanto o auxílio não chega por meio de ONG’s e agências do governo para os atingidos.
Tempo ruim na Ásia
Outros países asiáticos também enfrentam o clima extremo. Na Tailândia, pelo menos nove pessoas morreram por causa das enchentes. Em todo o país, cerca de 550 mil famílias foram afetadas pelos alagamentos, que começaram há quatro dias.
A Malásia também sofre com as tempestades. Mais de 90 mil pessoas foram deslocadas após enchentes no leste do país. Pelo menos três pessoas morreram.