Municípios do Vale do Aço também contabilizam estragos neste domingo, após o grande volume de chuvas recebido nas últimas horas. Em Santana do Paraíso, cidade vizinha à Ipatinga, uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em um desabamento de uma casa durante o temporal. O prefeito Bruno Morato, do Avante, detalhou os estragos e ressaltou que essa foi a pior chuva já registrada na história do município.
“Infelizmente sentando no Paraíso foi atingida pela maior chuva já registrada em sua história foram 216 MM de água em poucas horas as regiões mais atingidas se estendem desde a batinga até o bairro Águas Claras, infelizmente tivemos aí quatro pessoas socorridas um óbito registrado em função de desabamento existem quatro famílias desabrigadas as nossas Secretaria de Educação de assistente social está prestando apoio toda a equipe da prefeitura essa mobilizadas as equipes médicas foram reforçadas estão lá à disposição da população e estamos buscando aí na região mais máquinas e equipamentos para brevemente restabelecer a situação de normalidade”, afirmou.
Chuvas causam estragos em Santana do Paraíso, em Minas Gerais — Foto: Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso
Segundo a prefeitura, foram registrados transbordamentos de córregos, alagamentos e várias ruas e avenidas impactadas pela lama. A Secretaria de Obras intensificou os esforços, deslocando máquinas e caminhões-pipa para ações emergenciais. A assistência social também está oferecendo acolhimento às famílias desabrigadas.
Dessa forma, ainda neste domingo, deve ser decretado estado de calamidade em Santana do Paraíso já que o fenômeno climático causou múltiplos estragos.
O prefeito Bruno Morato ressaltou que há previsão de um acumulado de 90 milímetros nas próximas horas, e, portanto, a população deve deixar áreas de risco imediatamente.
“Muito importante nesse momento que as pessoas foquem preservar suas vidas. Quem estiver em área de risco área sujeita alagamento a área sujeita desabamento, deixa essas áreas imediatamente então neste primeiro momento o grande objetivo é salvar a vida das pessoas e vamos permanecer trabalhando para restabelecer a normalidade da cidade o quanto antes”, disse.
Além dessas ocorrências, em Montes Claros, no norte do estado, os bombeiros tentam localizar uma pessoa que foi arrastada por uma enxurrada, após um temporal, nesse sábado.
Segundo a corporação, a vítima é um homem, de 30 anos, que estava fazendo um trabalho na zona rural de Glaucilândia, na comunidade conhecida como Rio do Sítio. Segundo relato das testemunhas, a vítima pode ter sido arrastada enquanto tentava atravessar com o carro em uma ponte que estava submersa, entre os rios Verde Grande e das Pedras.
Utilizando técnicas de salvamento e mergulho autônomo, os militares já realizaram buscas ao longo das margens e leito do rio Verde Grande. No entanto, até o momento, a vítima não foi encontrada.