Fenômeno é observado ainda no norte do Uruguai, na fronteira com o Rio Grande do Sul.
Cidades do sul do Rio Grande do Sul registraram o fenômeno da chuva preta nesta terça-feira (11). Os relatos chegaram de cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte. O fenômeno acontece devido às queimadas que atingem o país e espalham a fumaça pelo território brasileiro.
Há relatos de chuva preta também em outros municípios, como Canguçu, Bagé, Rio Grande e mais cidades da zona sul do estado. O fenômeno é observado ainda no norte do Uruguai, na fronteira com o Rio Grande do Sul.
A presença da fuligem e suspensão na atmosfera, de acordo com meteorologistas, pode levar à ocorrência da chuva preta e esse evento poderá ainda ser registrado em mais regiões do estado. Conforme a fumaça avança e a instabilidade chega, a chance do fenômeno acontecer se torna maior. Com previsão de chuva para esta quinta-feira, por exemplo, esse fenômeno pode ser registrado inclusive na capital, em Porto Alegre.
A previsão é que somente entre domingo e segunda-feira haja um alívio e a chuva preta dê trégua, quando uma frente fria começa a se deslocar em direção à Santa Catarina e ao Paraná.