Chegou a 106 o número de cidades em situação de anormalidade por causa das chuvas em Minas Gerais. A informação foi divulgada pela Defesa Civil, nesta terça-feira (21).
Com o decreto de estado de emergência, as cidades atingidas podem ter acesso mais rápido a recursos estaduais e federais para reconstruir as áreas danificadas e atender às necessidades da população.
Ao todo, 4 mil pessoas já tiveram que sair de casa por causa de danos provocados por temporais em todo o estado.
Só em Ipatinga, no Vale do Aço, uma das cidades mais impactadas e onde dez pessoas morreram, são mais de mil pessoas fora de casa. Mais de 100 pessoas abrigadas em escolas e no estádio da cidade foram encaminhadas para dormitórios públicos.
A cidade ainda enfrenta outros desafios. Quase 400 ruas e avenidas possuem algum tipo de interdição, provocadas por deslizamentos, deslocamento de asfalto ou erosões, além de 99 áreas consideradas de risco sendo monitoradas.
Em Belo Horizonte, a chuva deu trégua. Ontem, a capital mineira atingiu um novo recorde de temperatura, ao marcar 33,7º. Segundo meteorologistas, as altas temperaturas permanecem nos próximos dias devido a um fenômeno caracterizado pelo aquecimento antes da aproximação de uma frente fria. A condição também favorece pancadas de chuva principalmente ao entardecer.