Nesta sexta-feira, 1º de março, o Rio de Janeiro completa 459 anos. O CBN Rio de aniversário da cidade traz uma programação e convidados especiais, como o prefeito Eduardo Paes; o chef de cozinha e empresário, Bruno Katz; o jornalista e historiador Thiago Gomid;, o cantor e compositor, Marcelo D2, a diretora artística Luiza Machado; o cantor Dudu Nobre; e o colunista da CBN, Ronald Villardo.
O CBN Rio Especial tem a apresentação de Bianca Santos e Leandro Resende!
Veja ao vivo:
Conheça detalhes da história da cidade do Rio!
O jornalista e historiador Thiago Gomide conversou com os âncoras e deu detalhes da história do Rio de Janeiro, fatos e curiosidades. Por que não é feriado? Thiago Gomide fala também sobre a ‘maldição do Palácio Guanabara’.
‘O Rio vale muito a pena… o carioca é criativo a todo instante. É esse Rio de Janeiro que me encanta…tudo é uma mistura’
Jornalista e historiador Thiago Gomid. — Foto: Foto: Ana Paula Jaume/ CBN
Marcelo D2 participa de projeto pela revitalização do Centro do Rio
Marcelo D2, em entrevista ao CBN Rio — Foto: Ana Paula Jaume/CBN
Em busca de ajudar na revitalização do Centro do Rio, o cantor e compositor Marcelo D2 junto com a diretora artística Luiza Machado participam do Reviver Cultural. Em janeiro, eles participaram da inauguração da iniciativa, na Rua Sete de Setembro.
No espaço cultural de 400 m² há promoção de graça de ensaios abertos, rodas de samba, exposições e outros trabalhos artísticos.
Em entrevista ao CBN Rio, eles comentam a importância de dar relevância ao Rio de Janeiro.
‘A gente vive numa cidade desejada, um lugar incrível’, diz Eduardo Paes
O prefeito Eduardo Paes, em entrevista ao CBN Rio Especial, falou sobre os problemas e desafios da Cidade Maravilhosa. Por que o carioca tem que acreditar que o Rio vale a pena?
“A gente vive numa cidade desejada, um lugar incrível. Uma cidade desenhada por Deus, com um povo fantástico. A segunda cidade mais rica do Brasil e com muitas atividades econômicas importantes. O Rio vale muito a pena. Vale muito a pena acreditar no Rio. Vale muito a pena ficar e estar no Rio de Janeiro”.
Eduardo Paes falou sobre a questão de ambulantes na rua Uruguaiana e da situação Feira de Acari. Sem generalizar, ele citou a questão de vendas de produtos roubados e falsificados.
“O que não dá é para as pessoas vão simplesmente ocupar o espaço público, cercear o direito de ir e vir dos cidadãos e fazer o que quer com a cidade. Isso não é aceitável e as pessoas tem que entender que regras existem”.
O prefeito Eduardo Paes falou sobre as mudanças na Avenida Brasil e os impactos na cidade, com a restrição de caminhões na via. Ele destaca que os setores argumentaram, algumas questões foram acatadas, e outras não. ‘É assim em qualquer lugar do mundo civilizado’.
O prefeito detalhou ainda a questão do plano de acolhimento de moradores em situação de rua. ‘O espaço público não é lugar de morar’. Ele destaca que é preciso dar alternativas. Eduardo Paes aproveitou para destacar que o servidor é a alma da prefeitura e eles estão sendo tratados com respeito
Sobre a eleição municipal, ao ser questionado sobre a indicação do vice-prefeito, duardo Paes disse que em agosto e setembro vai tratar disso. ‘Por enquanto, eu vou governar a cidade’. Em relação às obras na Estação da Leopoldina, Eduardo Paes falou que ‘imagino que pelo segundo semestre comecem as intervenções ali’.
‘Tenham orgulho do Rio de Janeiro. Temos muitos problemas, muitos desafios, muitos obstáculos a ultrapassar, mas nossa cidade é especial. A gente vai continuar trabalhando para o Rio seguir cada vez melhor’.
Veja a galeria de fotos do programa especial
CBN Rio Especial de Aniversário de 459 anos
CBN Rio Especial de Aniversário de 459 anos